Notícias

Prefeitura de Uberlândia intensifica ações de prevenção ao Sarampo

Além da busca ativa na comunidade, salas de vacina de quatro UAIs abrirão nos quatro sábados deste mês
6 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com altíssimo potencial de transmissão, o sarampo é uma doença viral grave, que pode ser fatal. Sua propagação ocorre quando o indivíduo contaminado tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar a contaminação pelo vírus do sarampo é com a vacina tríplice viral. Diante da situação epidemiológica, a Prefeitura de Uberlândia intensificou as ações de prevenção, que incluem horário estendido de vacinação.

A partir deste sábado (7), as salas de vacina dos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Martins, Tibery, Pampulha e Luizote funcionarão das 8h às 13h nos quatro sábados deste mês de setembro (dias 7, 14, 21 e 28). A estratégia busca atender toda a comunidade, principalmente aquelas pessoas que não conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana.

“Temos uma cobertura dentro do recomendado pelo Ministério da Saúde para crianças menores de dois anos. Já a situação vacinal do adulto nos preocupa, principalmente aquele que não tem certeza de ter as duas doses. Fazemos o alerta para estas pessoas. O sarampo tem vacina, que é gratuita e está disponível na rede pública. Vamos abrir as salas de vacinas de quatro UAIs, uma em cada setor da cidade, para que a população verifique o cartão de vacina”, destacou o assessor técnico da rede de urgência e emergência, Clauber Lourenço.

Além disso, as equipes da atenção primária das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município fortaleceram a busca ativa nas suas áreas de cobertura, segundo a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly.

“A única forma de evitar a doença é manter a população vacinada. Por isso, as equipes das unidades farão o rastreamento em busca dos não vacinados, bem como profissionais de saúde e as crianças de 6 a 11 meses que devem tomar a dose extra. Isso inclui nas escolas públicas e privadas, instituições de saúde, supermercados, aeroporto, rodoviária, igrejas, rede hoteleira, entre outros”.

Dessa forma, é possível garantir a cobertura vacinal, mínima de 95%, para as crianças menores de quatro anos e garante que os demais públicos fiquem protegidos contra o sarampo.

Confira os horários de funcionamento das salas de vacinação: 

  • Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) – Segunda a sexta-feira – 7h30 às 16h30
  • Unidades Básicas de Saúde (UBS) – bairros Jaraguá, Custódio Pereira, Guarani, Patrimônio, N.S das Graças, Dona Zulmira e Santa Rosa – Segunda a sexta-feira – 7h30 às 18h30
  • UBS do Tocantins e Brasil – 7h30 às 20h
  • Unidade de Atendimento Integrado (UAI) – bairros Pampulha, Tibery, Planalto, Luizote, Roosevelt e Martins – Segunda a sexta-feira – 7h30 às 20h

Nos sábados deste mês (dias 7, 14, 21 e 28), salas de vacinas das Uais Planalto, Tibery, Pampulha e Martins funcionam das 8h às 13h

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também