Para comemorar o 197 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Uberlândia preparou diversas atividades da cerimônia cívico-militar que é realizada tradicionalmente na avenida Floriano Peixoto, no Centro da cidade.
Em seguida, o público presenciou a revista à tropa feita por representantes e o comandante do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), Carlos Morgero, em um veículo blindado Guarani; logo depois teve início o desfile cívico-militar. “É muito importante trabalhar o patriotismo e é exatamente isso que fazemos hoje. Comemoramos hoje a liberdade e o patriotismo e esse espírito da sociedade, junto com as forças armadas, órgãos de segurança pública e a prefeitura”, disse o comandante.
Participaram do desfile os integrantes do 36º BIMec, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Sistema Prisional, Naica, Ceai, E.M. Prof. Leôncio Carmo Chaves, E.M. Insp. France Abadia M. Santana, E.M. Odilon Custódio Pereira, E.M. Profº Otávio Batista C. Filho, E.M. Profª Carlota Andrade Marquez, Conservatório Cora Pavan Caparelli, Escoteiros – União dos Escoteiros do Brasil, Ordem DeMolay, LBV, Banda União Racional, Lions, Rotary, Associação BSGI, Bem Estar, Bicicletas – Projeto BMX, Jipes, Grupo Volkswagen Vintage Garage Uberlândia, Centro de Treinamento de Cavalos JC, grupamentos de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Adesg – Associação dos Diplomados de Escolas Superiores de Guerra, escoteiros e grupamentos de entidades.