Notícias

Projeto InCantus leva música erudita gratuita à comunidade

Iniciativa apoiada pelo Pmic tem apresentação gratuita nesta quarta (11) na Casa da Cultura
10 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Marco Crepaldi/Secretaria de Governo e Comunicação

Nesta quarta-feira (11), a Casa da Cultura recebe, mais uma vez, o projeto InCantus. A partir das 20h, Gabriel Rimoldi e Thiago de Freitas protagonizam o Concerto de Flauta Transversal e Piano no salão nobre. A iniciativa tem, pelo terceiro ano consecutivo, apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic)

A comunidade terá acesso gratuito a um rico repertório de música erudita.“Para nós, é muito importante a Casa da Cultura receber esses projetos, ainda mais esta ação tão rica culturalmente”, comentou a diretora da Casa da Cultura, Ana Cláudia Costa de Souza Oliveira.

Segundo a proponente do projeto, Maria Célia Vieira, o objetivo é promover e valorizar músicos residentes ou com vínculos em Uberlândia. “Ele surgiu para valorizar o artista cantor de ópera e de música de câmara. Durante oito anos, a prioridade foi o canto, mas percebi que instrumentistas eram carentes de um projeto semelhante a esse e, desde o ano passado, passei a dar prioridade nisso. O resultado é que temos tido sempre casa lotada”, comentou.

Parceria de sucesso

Em seu terceiro ano consecutivo pelo Pmic, o InCantus tem mostrado resultados. Desde abril de 2019, foram mais de dez apresentações de diferentes instrumentistas. “Com certeza o aporte deu um impulso no projeto. Com ele, conseguimos imprimir programas, fazer a divulgação e até pagar um cachê simbólico aos músicos. O projeto tomou uma visibilidade regional e até internacional, tanto que a procura dos músicos é tão alta que temos feito duas apresentações por mês, seja na Casa da Cultura, Teatro Municipal, Oficina Cultural ou em outros espaços”, afirmou a proponente.

Em seu décimo ano de atividades, o projeto InCantus tem como objetivo promover e valorizar músicos residentes ou com vínculos em Uberlândia. Além disso, desde 2014, a iniciativa oferece oficinas de canto lírico com artistas internacionais.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também