Notícias

Projeto de lei para terminal de ônibus na região oeste é enviado à Câmara

Área de quase 40 mil m² no bairro Panorama será doada por empreendedora imobiliária
11 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria Municipal de Comunicação e Governo

O primeiro passo para a construção do Terminal Jardins aconteceu na última terça-feira (10) com a assinatura de um projeto de lei pelo prefeito Odelmo Leão. A proposta foi enviada ao legislativo municipal nesta manhã (11) para apreciação e votação dos vereadores. O novo terminal de integração de ônibus municipal vai atender a população de pelo menos oito bairros da região oeste de Uberlândia e deverá ser construído em uma área no bairro Panorama, onde se situava a Fazenda do Óleo.

O imóvel de 37,4 mil metros quadrados será doado ao Município por uma loteadora por meio de antecipação de área pública. Pelo projeto, todos os investimentos necessários serão arcados pela empresa, como o projeto arquitetônico, topografia, terraplanagem, sondagem, estrutural metálico e concreto, fundação profunda, hidráulico, elétrico, combate a incêndio, comunicação visual e orçamento. A área para o terminal é uma contrapartida para possibilitar a implantação de um empreendimento habitacional da loteadora na região.

“A implantação do Terminal Jardins será feita com recursos do Pró-transportes. Essa é uma obra que vai beneficiar milhares de famílias que moram na região dos bairros Canaã, Jardim Célia, Hebron, Pequis, Maanain, Morada Nova, Panorama e São Lucas. Mais um compromisso que será cumprido”, disse o prefeito Odelmo Leão na assinatura do projeto.

Localização

A princípio a estrutura seria instalada próximo ao trevo Ivo Alves Pereira, porém o volume de tráfego no trecho e a configuração das vias no entorno reduziriam a capacidade da operação dos ônibus, especialmente na entrada e saída do terminal. Além disso, o sistema viário do entorno não comportaria uma expansão futura, além de limitar a área de estocagem e aumentar o itinerário das viagens urbanas.

Nesse sentido, foi pensada esta nova área no bairro Panorama com várias vantagens aos passageiros: menor tempo de viagem devido à redução do itinerário das linhas da região até o terminal; acesso mais seguro e sem conflitos de trânsito no entorno do complexo; ampliação da oferta de viagens e destinos com novas linhas a operar no sistema integrado de transporte; e contribuição para o desenvolvimento dos bairros adjacentes.

Nos últimos anos, o setor oeste foi a região que mais cresceu em Uberlândia com a implantação de novos conjuntos habitacionais e áreas com potencial de loteamento para outros milhares de moradores. O Terminal Jardins foi planejado para atender a uma demanda inicial de 24 mil passageiros por dia em duas plataformas e com possibilidade de dobrar essa demanda nos próximos 10 anos. A estrutura contará ainda com área de apoio com bilheterias, salas administrativas, sanitários, lojas; área de apoio aos motoristas com copa e sanitários; estacionamento de funcionários e usuários; área de integração intermodal/bicicletários; área de estocagem para cerca de 20 ônibus; e área de expansão.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load