Notícias

Defesa Civil orienta população sobre a baixa umidade relativa do ar

Nível abaixo de 20% deixa cidade em estado de alerta de acordo com OMS
12 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Defesa Civil de Uberlândia alerta a população sobre os riscos gerados pela baixa umidade relativa do ar que tem sido registrada em Uberlândia nos últimos dias. Nesta quinta-feira (12), por exemplo, a umidade chegou a 19%, de acordo com o Clima Tempo. Ainda conforme o instituto, o município pode registrar, na tarde desta sexta-feira (13), mínima de 14% de umidade.

O valor inferior a 20% é considerado abaixo do ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera esse índice como estado de alerta. A Defesa Civil informa ainda que a onda de calor deve continuar nos próximos dias, com a temperatura atingindo máximas de 35º C.

Nestas condições climáticas, é fundamental seguir algumas precauções estabelecidas pela OMS:

Entre 21 e 30% – Estado de Atenção

Cuidados a serem tomados: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta

Cuidados a serem tomados: observar as recomendações do estado de atenção; suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% – Estado de Emergência

Cuidados a serem tomados: observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas; durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também