Notícias

Professores recebem orientações para utilização de material didático específico

Mais de 32 mil apostilas de Português e Matemática, voltadas à Prova Brasil, foram adquiridas por meio de processo licitatório
12 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Educação é uma das principais prioridades da administração municipal. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está preparando os profissionais de educação para utilizar o material preparatório para a Prova Brasil. Ao todo, serão entregues 32.206 materiais escolares das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, adquiridos por meio de processo licitatório, do qual a editora Publicações Brasil Cultural Limitada foi vencedora. Os materiais envolvem as turmas do 2º ao 9º ano.

A aquisição é considerada essencial pelo governo municipal, pois visa o pleno desenvolvimento dos estudantes, como a preparação para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Tania Toledo, o material trará benefícios a curto e longo prazo para os alunos da rede. “Além de um direito básico do cidadão, a educação é uma absoluta prioridade em nosso governo. Portanto, temos nos empenhado em aprimorar cada vez mais a merenda, o ensino e todas as demais condições de aprendizagem para nossas crianças”, disse.

Orientações

Para melhor uso do material, nesta semana, os professores de educação básica do 5º e 9º ano e analistas pedagógicos estão recebendo orientações, realizadas pelo Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). “Os nossos profissionais fazem um trabalho muito bom, e a aquisição desse material vem ao encontro da ampliação desse trabalho junto aos alunos, possibilitando uma maior amplitude no desenvolvimento de ensino e aprendizagem”, colocou Carla Barbosa Alves, assessora pedagógica do Cemepe.

Entrega dos materiais

Os materiais didáticos estão sendo entregues na Zona Rural nesta semana. Amanhã (13) pela manhã, será a vez da Escola Municipal Freitas Azevedo receber os kits. Na próxima semana, a zona urbana começa a receber as apostilas. “Além do público alvo da Prova Brasil, que são os estudantes do 5º e do 9º ano, essas apostilas também serão aplicadas em 2020 nas demais turmas, o que irá enriquecer o aprendizado dos nossos estudantes”, ressaltou Toledo. O investimento para aquisição dos materiais foi de mais de R$ 4 milhões, oriundos Secretaria Municipal Educação.

Parceria com o Governo Federal

A iniciativa é possível graças a uma parceria entre o Município e o Governo Federal firmada em novembro do ano passado. O termo de compromisso permite a compra dos materiais de Língua Portuguesa e Matemática, para a execução do Programa Apoio Educação Básica – Prova Brasil – MP, que tem o objetivo de firmar estratégias e metodologias práticas para a evolução do ensino. Os materiais irão preparar os estudantes para a Prova Brasil e ainda abrangem módulos para alunos e professores do 2º ao 9º ano do ensino fundamental.

Prova Brasil

Implantada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a Prova Brasil, que avalia a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos, será aplicada em outubro. Ao todo, 7.202 alunos deverão fazer a prova na cidade, sendo 4.945 do 5º ano e 2.257 do 9º ano.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também