Notícias

Projeto Cardume atinge marca de 400 estudantes atendidos neste ano

Ao todo, são 36 aquários com 37 espécies de peixes nativos e ornamentais
12 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Desde o início do ano, o Projeto Cardume, da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, tem recebido crianças e adultos para visitas guiadas ao Aquário Municipal. Ao todo, 400 estudantes já participaram da iniciativa em 2019, que promove vários ensinamentos ecológicos e de piscicultura de uma forma prática e dinâmica.

“A gente aproveita para oferecer não somente um ambiente lúdico, mas também trabalhar a questão da consciência ambiental, da preservação, do uso dos recursos hídricos”, relatou André França, assessor de segurança alimentar e nutricional do município.

O Projeto Cardume está dentro do pilar de Piscicultura do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da economia rural e transformar as atuações comerciais no campo. A iniciativa contempla ainda Agroindústria de Pequeno Porte, Turismo Rural, Agroecologia, Gastronomia e Avicultura Caipira.

Experiência inesquecível

Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Nesta quarta-feira (11), 210 alunos do 2º período da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Luizote viveram um dia diferente, no qual puderam sair do ambiente tradicional da sala de aula para participarem de um passeio repleto de descobertas e aprendizados. Antes mesmo de passar pelo Aquário, a visita teve início no Estádio Parque do Sabiá.

Com os olhos vidrados em cada aquário, o pequeno Davi Henrique da Costa, de 5 anos, não conseguiu conter a empolgação. “Eu gosto quando o peixe é grandão”, disse durante o passeio. A colega de escola Lorrana Bianca Pereira da Silva, também com 5 anos, disse que adorou a visita. “Eu achei os peixes pequenininhos muito bonitinhos”, contou.

A visita foi agendada após trabalho realizado sobre os 131 anos de Uberlândia. “Durante o mês de agosto, a gente fez um trabalho sobre Uberlândia e os espaços públicos. A gente percebeu o interesse dos alunos de vir ao Estádio e ao Parque do Sabiá, então ligamos no Aquário e tinha o Projeto Cardume. Isso foi muito legal, pois agora no segundo semestre vamos começar a trabalhar atividades voltadas ao meio ambiente”, contou a vice-diretora da Emei, Leila Fernandes dos Santos.

Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Idosos conhecem o Aquário Municipal

Hoje (12) será a vez de 40 idosos da cidade de Veríssimo (MG), que agendaram a visita há um mês para conhecerem o espaço. A coordenadora do local, Fabiana da Silva Simão, mal pode esperar pela visita. “Eles vão passar pelo mesmo passeio que todas as escolas recebem pelo Projeto Cardume: uma palestra em sala de aula seguida da visita ao espaço. O que será diferente é que eles também vão visitar os tanques. Estamos muito empolgados e ansiosos para recebê-los”, destacou.

Agende uma visita

Para agendar a visita, basta ligar no (34) 3215-2044. Inaugurado há 25 anos, o ponto turístico é um dos espaços mais visitados da cidade e chega a receber 90 mil pessoas a cada ano. Localizado nas imediações do Parque do Sabiá, o Aquário Municipal está aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. Ao todo, o local possui 36 aquários com 37 espécies de peixes nativos e ornamentais.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também