O Programa de Sanidade Animal da Prefeitura de Uberlândia já beneficiou 155 pequenos produtores rurais em 2019. Desde o início do ano, a gestão municipal propiciou mão de obra para a imunização de 529 bezerras contra a brucelose. A iniciativa retomada pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos em 2017 já aplicou doses da vacina em milhares de animais desde então.
A expectativa é repetir os bons números do ano passado. Na oportunidade, 211 pequenas propriedades foram visitadas, o que resultou na proteção de 773 animais. A gestão municipal disponibiliza profissionais para visitar as propriedades e realizar gratuitamente a vacinação, gerando economia ao produtor e garantindo a saúde pública da população.
A imunização é realizada em fêmeas das espécies bovinas e bubalinas (búfalas) na faixa etária de 3 a 8 meses, em uma dose única, válida durante toda a vida do animal. Para ter legalidade junto aos órgãos competentes, o serviço deve ser feito por veterinários ou técnicos autorizados. Desse modo, a Prefeitura disponibiliza de forma gratuita os servidores capacitados para realizar a operação, gerando uma economia ao produtor que pode chegar a R$ 100 por animal imunizado.

Combatendo a doença
A brucelose é uma doença causada por bactérias que habitam, sobretudo, animais bovinos. Ela pode ser transmitida para os humanos quando, entre outros meios, há consumo de carne contaminada ou ingestão do leite não pasteurizado. “É uma questão de saúde pública e que nós precisamos dar a devida atenção para estimular a prevenção. Por isso, fizemos questão de, logo no início da gestão, retomar esse programa tão importante para o produtor e para a população em geral. O resultado tem sido excelente”, ressaltou a secretária municipal responsável pela pasta, Walkiria Naves.
Para agendar o serviço, os criadores interessados devem ligar no telefone (34) 3232-4336 ou ir até o anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, localizada na avenida das Gameleiras, nº 10, bairro Planalto. A aquisição da vacina fica a cargo do próprio produtor.