Notícias

Palestras marcam abertura da 22ª Comemoração Municipal da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Evento apoiado pela Prefeitura de Uberlândia e pelo Compod segue com programação até o dia 20
16 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges - Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Teve início, na tarde desta segunda-feira (16), a 22ª Comemoração Municipal da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, realizado pela Associação Pró Autismo Zeiza Dojo. Organizado com o apoio Prefeitura de Uberlândia e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod), a abertura do evento aconteceu no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo, e contou com duas palestras e uma mesa redonda, onde os avanços e desafios das pessoas com deficiência puderam ser debatidos.

Durante a tarde, palestraram o defensor público Fernando Orlan Pires Resende e a doutora em estudos linguísticos, especializada em libras e educação especial, Eliamar Godói. Logo após esse primeiro momento, o advogado e professor Hélio Tomaz foi o responsável mediar uma roda de conversa com os palestrantes.

Presidente do Compod e engenheiro civil da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Gilmar Borges Rabelo destacou a importância da semana, comemorada nacionalmente. “Já é uma tradição em Uberlândia e esse é o momento que nos reunimos para tratar sobre os desafios, avanços e dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam. Por isso, a participação de toda a sociedade é muito importante para que trabalhemos cada vez mais a inclusão de todos”, disse.

Participante da palestra, o servidor público Walliton Fernandes Silva, portador de um deficiência motora, afirmou que o evento ajuda na atualização dos direitos dos portadores de deficiência. “Serve ainda como um momento de motivação, onde o foco está em propor ideias e ações para melhorar e facilitar a vida dessas pessoas”.

Programação

Ainda dentro da programação, diversas atividades estão programadas para o período de 17 a 20 de setembro. Uma feira cultural e artesanal poderá ser vista na Pratic Center, no Terminal Central, nos dias 17, 18 e 19 de setembro. No dia 19, das 13h às 17h, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) promove em sua sede, no bairro Cidade Jardim, os Jogos de Integração da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Jinte). No dia 20, há diversas atividades programadas em instituições ligadas ao Compod.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também