A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (17) o projeto Crescer Saudável junto aos alunos da Escola Municipal Freitas Azevedo, no bairro Morada Nova. As atividades fazem parte do Programa Saúde na Escola e têm o objetivo de contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil. A ação foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
As ações do Crescer Saudável abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividades físicas, todas voltadas para crianças e adolescentes com obesidade. Quando necessário, as equipes profissionais realizam encaminhamento a nutricionistas. Também podem ocorrer identificações de prováveis casos de anemia falciforme, com direcionamentos para os programas específicos para avaliações, diagnósticos e tratamentos. O Crescer Saudável faz parte do Programa Saúde na Escola e atua em unidades de educação infantil e ensino fundamental visando melhorar a saúde dos alunos por meio de ações preventivas e palestras sobre vários temas.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Andréa Flávia da Silva Correa, quando constatada a obesidade, são realizadas várias estratégias de prevenção, controle ou redução dos casos. “A Organização Mundial de Saúde tem alertado que os índices de obesidade aumentaram muito entre crianças e adolescentes. Em Uberlândia a rede municipal de saúde está trabalhando para conscientizar as pessoas e reverter este quadro”, disse.
Após comprovada a obesidade, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza uma equipe para dar continuidade aos atendimentos na rede. No caso da Escola Freitas Azevedo, a referência é a Unidade Básica Saúde da Família (UBSF) Morada Nova. “Para termos bons resultados, encaminhamos os casos para atendimentos com nutricionistas, fazemos trabalhos de conscientização e continuamos acompanhando os pacientes para atingirmos bons resultados”, disse a enfermeira da unidade Rosemary de Jesus Ferreira.