Notícias

Uberlândia é destaque em MG na recepção de turistas estrangeiros

De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, cidade ocupa a 2ª posição como destino de negócios, eventos e convenções
17 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Quando o assunto é negócios, eventos ou convenções, Uberlândia é um dos destinos mais procurados por estrangeiros que visitam Minas Gerais. O destaque consta na Pesquisa da Demanda Turística Internacional no Brasil divulgada na última semana pelo Ministério do Turismo. O levantamento mostra que a cidade ocupa a primeira posição nesse segmento entre os municípios do interior de Minas e é segundo lugar no estado, atrás apenas da capital, Belo Horizonte.

Realizado ao longo de 2018 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o estudo ouviu 39.811 pessoas de outras nacionalidades em 15 aeroportos internacionais e dez fronteiras terrestres, com coleta de dados nos meses de janeiro, fevereiro, abril, julho, agosto e outubro para contemplar os períodos de alta, média e baixa estação no país. Motivo da viagem, gasto, tempo de permanência e nível de satisfação com a infraestrutura encontrada foram alguns dos assuntos abordados.

Conforme a pesquisa, Uberlândia concentrou 6,2% de todas as viagens de negócios, eventos e convenções realizadas por estrangeiros em Minas Gerais no ano passado.  O desempenho se manteve o mesmo de 2017 e foi maior que o registrado em 2016, quando a procura representou 5,7% dos destinos mineiros apurados. Na categoria “Outros motivos”, que desconsidera os turismos de negócios e lazer, o município também figura na segunda posição estadual.

Cidade que não para de se desenvolver

Desde o início da atual gestão do prefeito Odelmo Leão, diversas ações têm sido adotadas para fortalecer a economia de Uberlândia, com foco na geração de emprego, renda e, consequentemente, qualidade de vida. Programas como Uberlândia Integrada, Uberlândia + Saúde, Invista, Anel de Segurança, Escola Bem Arrumada e a ampliação do sistema de captação de água Capim Branco, entre tantos outros investimentos com resultados práticos nos mais variados setores que impactam na vida da população, oferecem reestruturação e modernização para o município, que se torna um lugar cada vez melhor para se viver e investir.          

“O fato de Uberlândia ser o segundo maior destino turístico do estado de Minas Gerais para negócios, eventos e convenções, retrata, além da receptividade do povo uberlandense, todos os esforços públicos e privados que fazem da nossa cidade um polo de referência em toda a região. É o resultado do espírito empreendedor somado a uma gestão pública eficiente do Governo Odelmo Leão que favorece a captação e realização de eventos e fortalecem o ambiente de negócios”, avaliou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Raphael Leles.

Perfil estadual

Estados Unidos, Argentina, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Chile, Canadá e Espanha estão entre as principais origens dos turistas que visitam Minas Gerais. O turismo de negócios corresponde a 17,5% dos motivos informados em 2018 (lazer representou 9,2% e outros motivos 73,3%).

Do total de entrevistados, 95,2% manifestaram intenção de retorno ao estado, 50,5% disseram que a viagem atendeu plenamente a expectativa. Gastronomia e hospitalidades foram os aspectos da visita mais elogiados. Entre os serviços utilizados em solo mineiro, táxi, segurança pública e limpeza pública foram os mais bem avaliados.

Confira aqui a íntegra da Pesquisa da Demanda Turística Internacional no Brasil

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também