Notícias

IBGE e Prefeitura fazem reunião planejamento para o Censo 2020

Encontro contou com a presença de diversos setores da sociedade civil; pesquisa socioeconômica vai gerar cerca de 700 postos de trabalho na cidade
18 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia sediou na tarde desta quarta-feira (18) a primeira reunião de planejamento do Censo Demográfico 2020, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas, contará com o apoio da administração municipal e deve gerar cerca de 700 postos de trabalho temporário.

“As informações do Censo 2020 são fundamentais para nós, como gestores, porque nos ajuda no planejamento da cidade, a pensar políticas públicas na saúde, na educação, na área social, no saneamento básico, nos mais diversos setores. O IBGE tem todo o nosso apoio e peço apoio também aos empresários, à nossa população como um todo, para que atendam o instituto, abram suas portas para o Censo”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O secretário de Planejamento Urbano, Rubens Yashimoto, explicou que o Município está auxiliando o IBGE com todo o sistema de informações disponível na Prefeitura. “Nós estamos fazendo uma parceria com o instituto. Disponibilizamos mapas, sistemas de informações de planejamento urbano. Nós temos o projeto Bairros Integrados, que permite um estudo da malha urbana”, explicou o secretário.

Tecnologia e geração de emprego

De acordo com o coordenador de área do órgão federal, Daniel Nunes de Souza, o Censo 2020 começou a ser planejado em janeiro e que as reuniões de planejamento são importantes para que a sociedade participe e entenda o processo. Serão criados na cidade oitos postos de coletas. “Esse vai ser o censo mais tecnológico. Estamos com diversos recursos para garantir que todas as casas sejam visitadas e vamos poder fornecer dados de cada setor da cidade”, informou.

Souza também comunicou que o IBGE vai abrir processo seletivo para contratação de quatro coordenadores censitários de sub-área, quatro agentes censitários municipais, 80 agentes censitários supervisores e 627 recenseadores. O edital para contratação dos coordenadores censitários deve ser publicado na próxima sexta-feira (20) e o processo será conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Censo 2020 está previsto para ser realizado de agosto a outubro do ano que vem. A expectativa é que as equipes estejam prontas para treinamento até julho.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load