Várias atividades do projeto Recomeço foram realizadas na Comunidade Terapêutica Nova Esperança em Cristo, no bairro Morada Nova, nesta quarta-feira (18). As ações foram feitas por uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil e contou com explanações sobre reinserção social, prevenção a recaídas, rodas de conversas, atividades físicas, entre outras dinâmicas.
O Recomeço auxilia no desenvolvimento de habilidades pessoais por meio de visitas das equipes da Prefeitura de Uberlândia às comunidades terapêuticas e desenvolvimento de atividades com os acolhidos. O trabalho é considerado essencial por reconhecer que o processo de reinserção social implica níveis relacionados à qualidade dos vínculos sociais e familiares. Durante as reuniões são mostradas novas oportunidades aos acolhidos, além de reforçadas várias formas de se ocupar o tempo de permanência nas comunidades e as maneiras de resistir aos usos e abusos de substâncias psicoativas. Isso contribui para as pessoas voltarem à rotina fora das comunidades com perspectivas positivas para o futuro delas.
De acordo com a psicóloga Núbia Oliveira, da Secretaria de Prevenção às Drogas, o foco principal do Recomeço é a reinserção social. “Mostramos para as pessoas que elas devem acreditar em si mesmas e batalhar por um futuro melhor”, explicou.
Esta foi a segunda visita do Recomeço à Nova Esperança e, na primeira oportunidade, foram feitas customizações em camisetas. “A inclusão da comunidade junto ao projeto é motivo de alegrias e boas expectativas pra todos nós. Os acolhidos receberam esta notícia de uma forma muito positiva e isto vai contribuir como nossos trabalhos, que têm conseguido ótimos resultados”, disse o responsável pela comunidade, Pastor Paulo Vinício. A expectativa e que até o fim do ano ainda ocorram mais quatro visitas.