Foi um sucesso a primeira edição do Dia Mundial da Limpeza – World Cleanup Day (WCD) em Uberlândia. Coordenado pelo projeto Limpa Brasil, o evento, apoiado pela Prefeitura, contou com a participação de aproximadamente 1,5 mil pessoas, responsáveis por recolherem mais de 30 toneladas de lixo e entulhos nas margens e leito do rio Uberabinha, além de casas da região.
Mobilizamos todas as secretarias da Prefeitura para que esse dia ficasse marcado e ação surtisse o efeito desejado. Além da efetividade, limpando as margens e o rio, o momento também foi de despertar na população a conscientização ambiental. O poder público trabalha e promove a ideia de que não sejamos a cidade que mais limpa e sim a cidade que menos suja”, disse.
Em Uberlândia, o Dia Mundial da Limpeza contou ainda com o suporte e orientação de mais de 350 militares do 36º Batalhão e Infantaria Mecanizado (36º BiMec), representantes de entidades, do setor privado e voluntários da sociedade civil. O gerente de auditoria Brunno da Silva participou da ação e não foi sozinho, levou o filho Arthur, de 3 anos, para participar também. “Cada um deve fazer sua parte no cuidado com o meio ambiente. Uma atividade como essa serve de exemplo para que o cidadão dê a destinação correta ao lixo. É justamente com esse pensamento que quero que meio filho cresça. O dia, então, serve de aprendizado”, ressaltou.
Para a realização da atividade, a gestão municipal disponibilizou mais de 50 veículos entre caminhões, máquinas e ônibus para o transporte dos voluntários. Houve ainda a participação de 200 agentes do Centro de Controle de Zoonozes, que passaram pelas casas da região pedindo à população que deixassem na rua materiais velhos para serem coletados.
Dia da Árvore
Outra motivação importante foi a comemoração do Dia Mundial da Árvore. Para isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos doou mudas durante todo o evento. “É uma junção de ações que se unem em um único conceito: cuidar do nosso meio ambiente. Além disso, destaco a importância do plantio de árvores, que, quando grandes, melhoram nosso ar e ainda contam com o benefício da sombra”, explicou o secretário à frente da pasta, João Junior.
World Cleanup Day
O movimento World Cleanup Day – Dia Mundial Limpeza começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Para este ano, a programação prevê o desenvolvimento de ações de limpeza durante 30 horas em todos os cantos do planeta.