Notícias

Visita a acervo marca início da 13ª Primavera de Museus

Participantes conheceram processo conceitual e documental em visita à Reserva Técnica do Museu Municipal
24 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Com a temática “Museus por dentro. Por dentro dos Museus”, a 13ª Primavera de Museus começou, na manhã desta terça-feira (24), com uma visita repleta de aprendizado à Reserva Técnica do Museu Municipal. A participação da Secretaria Municipal de Cultura no evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) possibilita à população conhecer o processo de documentação, conservação, guarda e exposição do Museu Municipal, estimulando novos olhares sobre os objetos que formam o acervo e a troca de experiências. A programação segue até esta quarta-feira (25).

Guiados pela responsável técnica do setor de documentação do Museu Municipal, Vânia Candelot, os participantes conheceram sobre o projeto conceitual do Museu Municipal e do setor de documentação, formas de documentação, inventários e participaram de visita guiada para compreender o processo de conservação dos itens não expostos.

“Esse evento tem dois lados muito importantes. O primeiro são os doares, pois quando fazemos alguma exposição e mostramos como as peças são guardadas e cuidadas, as pessoas têm prazer de vir doar mais itens e complementar o acervo. Outro lado são as pessoas da área e que não têm experiência ou não conhecem um museu por dentro, então esse tipo de atividade possibilita que conheçam e como é feito o trabalho”, destacou.

O conselheiro do Museu Unversitário de Arte (MUnA) Ueslei Almeida Pacheco participou do primeiro dia do evento interessado na aliança das instituições em prol da continuidade da ação museológica.

“Acho que o mais importante é a troca de experiências de um museu com outro, pois às vezes cada um fica focado no seu museu e não compartilha o que é experimentado. Quando temos essas oportunidades, acho que é o momento perfeito para entendermos o que o outro faz e levar essa troca para dentro dos museus”, afirmou.

O encerramento da 13ª Primavera de Museus envolvendo o Museu Municipal de Uberlândia ocorrerá nesta quarta-feira (25). Na ocasião, a responsável técnica Juliana Pavesi ministrará atividade para apresentação dos conceitos de conservação e restauração e demonstração do trabalho realizado no acervo do museu. Confira a programação detalhada.

Por dentro do Museu

Situado na Praça Clarimundo Carneiro, o Museu Municipal foi criado em 1986 e oferece atendimento ao público com visitas guiadas e/ou monitoradas, individuais ou em grupo. De janeiro a agosto deste ano, 7.571 visitantes conheceram os itens divididos em 11 categorias: Amostra e Fragmento, Armaria, Castigo, Comunicação, Interior, Lazer e Desporto, Objeto Cerimonial, Objeto Pecuniário (relativos ao dinheiro), Objeto Pessoal, Ofício e Trabalho, Transporte.

Em maioria, as peças do Museu foram adquiridas pela Prefeitura em 1984 da coleção de Argemiro Costa, funcionário do Funrural. O acervo é complementado através de doações da comunidade. Muitos dos itens ficam na Reserva Técnica, um espaço anexo onde são feitas pesquisas, análise, higienização, conservação e, quando necessário, reparo ou restauração.

O espaço tem visitação gratuita que ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h30. Grupos com mais de 15 pessoas e visitantes podem agendar a visita pelo telefone (34) 3214-0068.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também