Notícias

Ab’Surdos leva show de inclusão ao palco do Teatro Municipal

Banda composta por surdos foi selecionada pelo Pmic e se apresenta nesta quinta (26)
25 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quatorze músicos surdos, cinco músicos ouvintes, quatro professores de música e dois intérpretes de libras integram a banda AB’Surdos, que celebra 15 anos de existência em um espetáculo no palco do Teatro Municipal, às 20h desta quinta-feira (25). Viabilizado pelo Programa Municipal de incentivo à Cultura (Pmic), o show reúne convidados especiais na trajetória da banda. Nos intervalos, haverá exibição de documentário/clipe destacando a inclusão e desenvolvimento perceptivo e intelectual, possibilitados através da música.

O surgimento aconteceu em 2001, quando a professora Sarita Araújo – surda parcial – iniciou o projeto “O surdo: caminho para a Educação Musical”, com aulas de teclado para alunos com deficiência auditiva. As aulas, ministradas no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, atraíram alunos com surdez em variados níveis, resultando em atividades de prática em conjunto. Em 2004, a recreação e formação musical deram origem à Banda Ab’Surdos. 

A proponente e produtora cultural da banda, Mariana Lima, adianta que o palco do Teatro Municipal será tomado por emoção com a narrativa de 15 anos de esforços, adaptação e amor à música. “O público pode esperar um espetáculo de saudade, histórias e o show. O documentário veio para contar um ciclo de superação, vitórias e mostrar para a sociedade que somos uma banda de surdos sem fins lucrativos, ou seja, sobrevivemos por nós mesmos e com a importância da Lei de Incentivo – que conseguimos pelo segundo ano”, destacou.

O público poderá prestigiar um repertório com instrumental, pop, xote, mambo, rock e canções de autoria própria, como a “Que Absurdos” – composta pelo músico Levy Costa Ferreira. A banda é reconhecida nacionalmente pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), um Centro Nacional de referência na área da surdez no Brasil, sendo um órgão do Ministério da Educação.

Prestigie!
O quê: Trajetória de 15 anos – Banda Ab’Surdos
Onde: Teatro Municipal
Quando: Quinta-feira (26), às 20h
Entrada: Se possível, doar 1 litro de leite Longa Vida ou 1 kg de alimento não perecível

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também