Na noite desta quinta-feira (26), às 20h, o Teatro Municipal de Uberlândia será palco de celebração para a banda AB’Surdos, que completa 15 anos de existência. Viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic), desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o show reúne convidados especiais na trajetória da banda de 14 músicos surdos, cinco músicos ouvintes, quatro professores de música e dois intérpretes de libras. Nos intervalos, haverá exibição de documentário-clipe destacando a inclusão e desenvolvimento perceptivo e intelectual, possibilitados através da música.
O surgimento do grupo aconteceu em 2001, quando a professora Sarita Araújo – surda parcial – iniciou o projeto “O surdo: caminho para a Educação Musical”, com aulas de teclado para alunos com deficiência auditiva. As aulas, ministradas no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, atraíram alunos com surdez em variados níveis, resultando em atividades de prática em conjunto. Em 2004, a recreação e formação musical deram origem à banda Ab’Surdos.
A proponente e produtora cultural da banda, Mariana Lima, adianta que o palco do Teatro Municipal será tomado por emoção com a narrativa de 15 anos de esforços, adaptação e amor à música. “O público pode esperar um espetáculo de saudade, histórias e o show. O documentário veio para contar um ciclo de superação, vitórias e mostrar para a sociedade que somos uma banda de surdos sem fins lucrativos, ou seja, sobrevivemos por nós mesmos e com a importância da Lei de Incentivo – que conseguimos pelo segundo ano”, destacou.
O público poderá prestigiar um repertório com instrumental, pop, xote, mambo, rock e canções de autoria própria, como a “Que Absurdos” – composta pelo músico Levy Costa Ferreira. A banda é reconhecida nacionalmente pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), um Centro Nacional de referência na área da surdez no Brasil, sendo um órgão do Ministério da Educação.
Prestigie!
O quê: Trajetória de 15 anos – Banda Ab’Surdos
Onde: Teatro Municipal
Quando: Quinta-feira (26), às 20h
Entrada: Gratuito, mas o público é convidado a doar 1 litro de leite ou 1 kg de alimento não perecível