A emoção se instaurou na plateia e no palco do Teatro Municipal na noite desta quinta-feira (26), com a apresentação comemorativa dos 15 anos da banda Ab’Surdos. Dança, teatro e muita música foram intercalados com a exibição de um documentário inspirador que retrata inclusão e desenvolvimento perceptivo e intelectual, possibilitados por meio da arte.
No palco, mais de 50 músicos apresentaram um repertório variado de 13 músicas, incluindo composições autorais. A apresentação foi possibilitada devido ao projeto ter sido apoiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic).
A coordenadora e produtora artística da banda, Sarita Araújo Pereira, deu início ao projeto “O surdo: caminho para a Educação Musical”, que originou a banda Ab’Surdos. Professora de teclado e surda parcial, ela se emociona ao subir no palco do Teato Municipal e relembrar os desafios da banda.
“Ao longo dos 15 anos desse projeto dentro do Conservatório, fomos provando que, através da vibração e sentimento, os alunos surdos conseguem experimentar e vivenciar a música com a potencialidade necessária. Apresentar no Teatro Municipal é uma honra pra banda, pois é um espaço referência para Uberlândia e região. É uma forma de divulgarmos nosso trabalho em grande estilo em um teatro reconhecido por receber grandes artistas”, destacou.
O estudante de Direito Felipe Escolarique prestigiou o espetáculo e reconhece a importância dos músicos com deficiência auditiva terem seu trabalho reverberando em variados espaços culturais.
“Acho muito importante esse evento por ser uma comunidade que é minoria e acaba não tendo tanta atenção. Acho que a arte é um meio importante e válido para essas pessoas se expressarem e conhecermos mais como são”, disse.