Notícias

IX Congresso da Juventude mobiliza jovens de toda cidade

Evento realizado pela Prefeitura de Uberlândia teve aproximadamente seis mil participantes; prefeito Odelmo Leão prestigiou a ação
26 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em uma demonstração de consciência e democracia, aproximadamente seis mil jovens participaram do IX Congresso Municipal da Juventude realizado nesta quinta-feira (26). Com o tema “O futuro é você”, o evento promoveu a integração, a participação e a ampliação do conhecimento do público por meio de debates e sugestões de políticas públicas. A ação foi promovida na Arena Sabiazinho, pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. O prefeito Odelmo Leão prestigiou o evento, participando da abertura.

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

“A juventude quer falar, ter voz e vez. É pra isso que o Congresso serve. Pra que todos digam o que desejam e o que é melhor pras suas vidas e para o futuro. Todos esses meninos e meninas que aqui estão são essenciais para a construção de uma sociedade melhor. É por isso que seguiremos apoiando o desenvolvimento de todos”, disse o prefeito Odelmo Leão. Ele destacou ainda que a administração municipal trabalha constantemente para melhorar a qualidade de vida da população jovem.

Priscila Teodoro Nunes, de 16 anos, foi uma das primeiras a chegar no Sabiazinho, mostrando-se disposta a contribuir. “Temos que nos unir pelo melhor de todos. Não podemos esperar que alguém faça por nós. É preciso reconhecermos a nossa importância e não apenas nossos direitos, mas também nossos deveres”, destacou a adolescente.

Outra participante do evento, Raquel Botelho, de 17 anos, sentiu-se valorizada pela oportunidade de viver essa experiência. “É muito bom saber que minha opinião será ouvida e talvez se torne política pública. Isto nos motiva a sermos atuantes e cada vez mais conscientes do nosso papel na sociedade”, disse.

Temas atuais

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Ao todo, foram abordados sete assuntos durante o Congresso e todos foram sugeridos pelos jovens durante a preparação do evento. O tema principal foi o “O futuro é você” e os subtemas foram “Inteligência emocional, o valor do equilíbrio”, “Como ser a voz da transformação”, “Tecnologia 4.0: o impacto na vida dos jovens”, “Empreendedorismo e inovação”, “A arte de se reinventar” e “Escrevendo sua história”.

“Este é o nono Congresso. A cada edição os jovens demonstram uma preocupação diferente. Neste ano é a preparação para o mercado de trabalho, uma fase que eles sabem que viverão”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques. Ela acrescentou que a Prefeitura contribui facilitando a inserção no trabalho, principalmente com a oferta de cursos profissionalizantes. Desde2017, mais de sete mil pessoas já passaram pelas capacitações.

A palestra principal foi ministrada pelo cartunista Maurício Ricardo. Ao citar os versos da canção “Índios”, ele exaltou que “o futuro não é mais como era antigamente”. “Hoje, somo todos desafiados pela tecnologia e precisamos estar preparados pra isto. Temos que ter uma educação também voltada para áreas como raciocínio lógico, ciência da computação e robótica. Caso contrário, no futuro existirá um abismo entre pessoas prontas ou não para este cenário”, ressaltou o chargista e músico. Ele destacou que uma das contribuições e facilidades atuais para a maioria das pessoas é o acesso aos aparelhos celulares, que permitem diversas informações, cursos online e outras ações.

Congresso foi criado em 2007

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O primeiro Congresso da Juventude foi realizado em maio de 2007, durante a primeira gestão do prefeito Odelmo Leão. Nesta edição de 2019 participaram jovens com idade entre 14 e 24 anos. A distribuição dos participantes foi feita em grupos temáticos, definidos de acordo com a escolha de cada participante. Cada grupo discutiu determinado tema e ao final, cada um aprovou cinco desafios.

Cada discussão foi desenvolvida por até 800 participantes, distribuídos em tendas montadas na área externa da arena. Os trabalhos foram direcionados por mediadores e coordenadores previamente selecionados pela comissão organizadora. No encerramento dos trabalhos, todos os participantes formaram um grupo geral, onde foram lidas cinco propostas de cada tema e apresentados os desafios aprovados. Futuramente, os desafios serão avaliados e direcionarão a criação de políticas públicas.

O estudante Bruno Fonseca, de 18 anos, participou do grupo “Inteligência emocional, o valor do equilíbrio”. “Participar deste momento foi gratificante. Devemos priorizar nossa inteligência emocional para sabermos como relacionarmos com algumas situações da vida de uma forma bem equilibrada e isto foi abordado nos debates”, disse.

Palestrantes participantes do Congresso:

Tema Central: “O Futuro é Você”

Palestrante: Maurício Ricardo – Chargista, cartunista e músico

Tema 1 – Inteligência Emocional, o Valor do Equilíbrio

Palestrante: Marco Aurélio Baldan – Empreendedor da rede Vox2you, trabalha com desenvolvimento pessoal, Business PartnerCoach

Tema 2 – Como ser a Voz da Transformação

Palestrante: Bruno Figueiredo – Blogueiro, formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing Pessoal e Marketing Digital

Tema 3 – Tecnologia 4.0: O Impacto na Vida dos Jovens

Palestrante: Danielle Akemi – Empresária, sócia-proprietária e diretora pedagógica na empresa SuperGeeks

Tema 4 – Empreendedorismo e Inovação

Palestrante: Pedro Paulo Silveira – Co-Founder& CTO na startup Educadoo, Co-Fouder& CTO na empresa Recrutei, fundador do Manual do Hacker

Tema 5: A Arte de se Reinventar

Palestrante: Junior Queiroz – Teólogo, Master Coach – Master PNL e Palestrante

Tema 6 – Escrevendo sua História

Palestrante: Daniella Vilella – Master trainer, Master Coach, consultora e empresária na empresa Arquétiphos

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load