Notícias

IX Congresso da Juventude mobiliza jovens de toda cidade

Evento realizado pela Prefeitura de Uberlândia teve aproximadamente seis mil participantes
26 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em uma demonstração de consciência e democracia, aproximadamente seis mil jovens participaram do IX Congresso Municipal da Juventude realizado nesta quinta-feira (26). Com o tema “O futuro é você”, o evento promoveu a integração, a participação e a ampliação do conhecimento do público por meio de debates e sugestões de políticas públicas. A ação foi promovida na Arena Sabiazinho, pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.

Priscila Teodoro Nunes, de 16 anos, foi uma das primeiras a chegar no Sabiazinho, mostrando-se disposta a contribuir. “Temos que nos unir pelo melhor de todos. Não podemos esperar que alguém faça por nós. É preciso reconhecermos a nossa importância e não apenas nossos direitos, mas também nossos deveres”, destacou a adolescente.

Outra participante do evento, Raquel Botelho, de 17 anos, sentiu-se valorizada pela oportunidade de viver essa experiência. “É muito bom saber que minha opinião será ouvida e talvez se torne política pública. Isto nos motiva a sermos atuantes e cada vez mais conscientes do nosso papel na sociedade”, disse.

Temas atuais

Ao todo, foram abordados sete assuntos durante o Congresso e todos foram sugeridos pelos jovens durante a preparação do evento. O tema principal foi o “O futuro é você” e os subtemas foram “Inteligência emocional, o valor do equilíbrio”, “Como ser a voz da transformação”, “Tecnologia 4.0: o impacto na vida dos jovens”, “Empreendedorismo e inovação”, “A arte de se reinventar” e “Escrevendo sua história”.

“Este é o nono Congresso. A cada edição os jovens demonstram uma preocupação diferente. Neste ano é a preparação para o mercado de trabalho, uma fase que eles sabem que viverão”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques. Ela acrescentou que a Prefeitura contribui facilitando a inserção no trabalho, principalmente com a oferta de cursos profissionalizantes. Desde2017, mais de sete mil pessoas já passaram pelas capacitações.

A palestra principal foi ministrada pelo cartunista Maurício Ricardo. Ao citar os versos da canção “Índios”, ele exaltou que “o futuro não é mais como era antigamente”. “Hoje, somo todos desafiados pela tecnologia e precisamos estar preparados pra isto. Temos que ter uma educação também voltada para áreas como raciocínio lógico, ciência da computação e robótica. Caso contrário, no futuro existirá um abismo entre pessoas prontas ou não para este cenário”, ressaltou o chargista e músico. Ele destacou que uma das contribuições e facilidades atuais para a maioria das pessoas é o acesso aos aparelhos celulares, que permitem diversas informações, cursos online e outras ações.

Congresso foi criado em 2007

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O primeiro Congresso da Juventude foi realizado em maio de 2007. Nesta edição de 2019 participaram jovens com idade entre 14 e 24 anos. A distribuição dos participantes foi feita em grupos temáticos, definidos de acordo com a escolha de cada participante. Cada grupo discutiu determinado tema e ao final, cada um aprovou cinco desafios.

Cada discussão foi desenvolvida por até 800 participantes, distribuídos em tendas montadas na área externa da arena. Os trabalhos foram direcionados por mediadores e coordenadores previamente selecionados pela comissão organizadora. No encerramento dos trabalhos, todos os participantes formaram um grupo geral, onde foram lidas cinco propostas de cada tema e apresentados os desafios aprovados. Futuramente, os desafios serão avaliados e direcionarão a criação de políticas públicas.

O estudante Bruno Fonseca, de 18 anos, participou do grupo “Inteligência emocional, o valor do equilíbrio”. “Participar deste momento foi gratificante. Devemos priorizar nossa inteligência emocional para sabermos como relacionarmos com algumas situações da vida de uma forma bem equilibrada e isto foi abordado nos debates”, disse.

Palestrantes participantes do Congresso:

Tema Central: “O Futuro é Você”

Palestrante: Maurício Ricardo – Chargista, cartunista e músico

Tema 1 – Inteligência Emocional, o Valor do Equilíbrio

Palestrante: Marco Aurélio Baldan – Empreendedor da rede Vox2you, trabalha com desenvolvimento pessoal, Business PartnerCoach

Tema 2 – Como ser a Voz da Transformação

Palestrante: Bruno Figueiredo – Blogueiro, formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing Pessoal e Marketing Digital

Tema 3 – Tecnologia 4.0: O Impacto na Vida dos Jovens

Palestrante: Danielle Akemi – Empresária, sócia-proprietária e diretora pedagógica na empresa SuperGeeks

Tema 4 – Empreendedorismo e Inovação

Palestrante: Pedro Paulo Silveira – Co-Founder& CTO na startup Educadoo, Co-Fouder& CTO na empresa Recrutei, fundador do Manual do Hacker

Tema 5: A Arte de se Reinventar

Palestrante: Junior Queiroz – Teólogo, Master Coach – Master PNL e Palestrante

Tema 6 – Escrevendo sua História

Palestrante: Daniella Vilella – Master trainer, Master Coach, consultora e empresária na empresa Arquétiphos

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também