Notícias

“Saúde no Ceasa” oferece serviços e cuidados para produtores rurais

Ação reuniu várias secretarias municipais nesta quinta-feira (26)
26 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A manhã e a tarde desta quinta-feira (26) foram diferentes na rotina dos produtores rurais, compradores e concessionários que estiveram na Central de Abastecimento (Ceasa) de Uberlândia. A Prefeitura, por meio do programa Saúde na Ceasa, reuniu atividades e serviços de várias secretarias oferecidos gratuitamente para o público presente. A iniciativa visa reforçar a importância dos cuidados em meio à rotina agitada dos profissionais do segmento agropecuário.

A ação contou com serviços das secretarias de Saúde; Agropecuária, Abastecimento e Distritos; Cultura; Meio Ambiente e Serviços Urbanos; Governo e Comunicação. Os participantes tiveram acesso a aferição de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), palestras e atividades preventivas, orientações do Centro de Controle de Zoonoses e doação de bilhete verde para retirada de mudas no Horto Municipal. A iniciativa também teve apresentação da Banda Municipal.

O produtor rural João Reginaldo Gomes tirou um tempo na rotina de trabalho e percorreu as tendas para conferir a saúde. “Primeiramente, agradecemos à Prefeitura, pois o produtor não tem aquele tempo de sair para ir ao médico e se vacinar . Às vezes, ficamos até desinformados. Então, acho essa ação muito importante para os produtores e todos que estão no Ceasa”, disse.

Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O diretor de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Saramago, destaca que o evento foi realizado pela primeira vez em 2017. A segunda edição contou com parceria com a Associação dos Comerciantes do Ceasa de Uberlândia (Accu), Associação Regional dos Produtores hortifrutigranjeiros, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Uberlândia e Região (Cooperaf) e Banco de Alimentos da Ceasa Minas.

“Vimos que o evento seria muito bom, considerando que esse segmento proporciona aos agricultores uma rotina sobrecarregada e dificulta deles participarem de programas de prevenção à saúde da família, tendo em vista as divergências de horários. Nosso projeto é que essa parceria com a Ceasa seja feita todo ano”, explicou.

Estímulo aos produtores

O projeto também é uma oportunidade para os produtores conhecerem algumas formas de estímulo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos para as atividades do campo. A titular da pasta, Walkiria Borges, reforça a importância de ações como o Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, lançado pelo prefeito Odelmo Leão no fim de 2017 incentivar a produção, comercialização e  consumo nos segmentos de piscicultura, agroindústria de pequeno porte, turismo rural, agroecologia, gastronomia e avicultura caipira.

Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

“É um momento em que a Prefeitura se aproxima dos produtores, passa mensagem de apoio e mostra seus programas que estão à disposição dos produtores rurais. É um momento único de contato com esse segmento tão importante que são os produtores do município e do Triângulo Mineiro que comercializam em Uberlândia”, afirmou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load