Notícias

Emei do Conjunto Santa Luzia ganha novo nome em homenagem a pediatra

Prefeito Odelmo Leão falou em solenidade sobre a importância de José Ribeiro, que atendeu crianças de Uberlândia e região por 55 anos
27 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na tarde desta sexta-feira (27), a Escola Municipal de Educação Infantil do Conjunto Santa Luzia ganhou um novo nome: Emei Doutor José Ribeiro. Pediatra atuante em Uberlândia e região durante 55 anos, o falecido médico agora compõe a história da instituição. Para marcar a homenagem, foi realizada uma solenidade, nas dependências da unidade de ensino, com a presença do prefeito Odelmo Leão, da secretária municipal de Educação Tania Toledo, da diretora da escola Adriana Mariano, servidores da escola, estudantes e familiares de Ribeiro.

“É uma alegria estar aqui com vocês em uma tarde que marca muito meu coração. Quero dizer que foi uma homenagem muito justa e que eu tenho muita tranquilidade de ter sancionado essa lei. O doutor José Ribeiro foi um pediatra que trabalhou junto com meu tio, doutor Odelmo, por mais de 50 anos. Eu conheci bem o Zé Ribeiro. Ele tratou de milhares de crianças não só de Uberlândia, mas de toda a região. Tenho certeza de que muitos adultos de hoje passaram pelas mãos dele. Hoje ele está sendo homenageado pelas crianças, aquelas pela saúde das quais ele lutou a vida toda”, destacou o prefeito Odelmo Leão durante a cerimônia.

Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

No Dia de Cosme e Damião

Um dos pontos altos da solenidade, que teve entrega de flores, distribuição de bolo, pipoca e algodão doce, além do tradicional descerramento da placa com o novo nome da Emei, foi a apresentação da história de José Ribeiro, contada pela aluna de 5 anos Ana Carla, que destacou os feitos do médico durante a vida.

“Ele atendia crianças carentes e recebia ovo caipira, queijo das famílias”, disse Ana Carla, ressaltando que a escolha da data para a homenagem foi proposital. “Hoje é dia de Cosme e Damião, irmãos gêmeos que foram santificados por realizar atendimentos médicos sem cobrar nada em troca, então nada mais justo que esta data”, contou.

Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

Para a viúva do homenageado, o momento foi memorável. “Achei maravilhoso. Para mim, foi um presentão. Ele foi o marido mais perfeito do mundo, era um homem maravilhoso. Então não tenho palavras para agradecer”, emocionou-se Maryse Ribeiro.

A diretora da instituição de ensino infantil, Adriana Mariano, observou que a escolha pela mudança de nome leva um legado aos alunos da Emei. “O doutor José Ribeiro não só curava as crianças, mas, primeiramente, as compreendias como seres humanos. Acreditamos que a homenagem a esse médico, exemplo de ética e de ser humano, será também um dos alicerces na construção das relações que aqui se formam.”

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também