Notícias

Emei do Conjunto Santa Luzia ganha novo nome em homenagem a pediatra

A importância de José Ribeiro, que atendeu crianças de Uberlândia e região por 55 anos
27 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na tarde desta sexta-feira (27), a Escola Municipal de Educação Infantil do Conjunto Santa Luzia ganhou um novo nome: Emei Doutor José Ribeiro. Pediatra atuante em Uberlândia e região durante 55 anos, o falecido médico agora compõe a história da instituição. Para marcar a homenagem, foi realizada uma solenidade, nas dependências da unidade de ensino, com a presença da secretária municipal de Educação Tania Toledo, da diretora da escola Adriana Mariano, servidores da escola, estudantes e familiares de Ribeiro.

Emei do Conjunto Santa Luzia ganha novo nome em homenagem a pediatra 1
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

No Dia de Cosme e Damião

Um dos pontos altos da solenidade, que teve entrega de flores, distribuição de bolo, pipoca e algodão doce, além do tradicional descerramento da placa com o novo nome da Emei, foi a apresentação da história de José Ribeiro, contada pela aluna de 5 anos Ana Carla, que destacou os feitos do médico durante a vida.

“Ele atendia crianças carentes e recebia ovo caipira, queijo das famílias”, disse Ana Carla, ressaltando que a escolha da data para a homenagem foi proposital. “Hoje é dia de Cosme e Damião, irmãos gêmeos que foram santificados por realizar atendimentos médicos sem cobrar nada em troca, então nada mais justo que esta data”, contou.

Emei do Conjunto Santa Luzia ganha novo nome em homenagem a pediatra 2
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

Para a viúva do homenageado, o momento foi memorável. “Achei maravilhoso. Para mim, foi um presentão. Ele foi o marido mais perfeito do mundo, era um homem maravilhoso. Então não tenho palavras para agradecer”, emocionou-se Maryse Ribeiro.

A diretora da instituição de ensino infantil, Adriana Mariano, observou que a escolha pela mudança de nome leva um legado aos alunos da Emei. “O doutor José Ribeiro não só curava as crianças, mas, primeiramente, as compreendias como seres humanos. Acreditamos que a homenagem a esse médico, exemplo de ética e de ser humano, será também um dos alicerces na construção das relações que aqui se formam.”

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também