Notícias

Mutirão do Idoso é realizado na UBSF Morada Nova

Atividade foi realizada nesta sexta-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional do Idoso
27 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Idoso, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Morada Nova cadastrou pacientes com mais de 60 anos dentro do projeto de formulação de um plano de acompanhamento específico e individualizado. Cerca de 100 pessoas foram convidadas a ir até a unidade passar por uma avaliação clínica-funcional e receber a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, um livreto onde fica anotado o histórico do paciente.

A iniciativa, executada pela Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de aprimorar ainda mais o acolhimento das pessoas que estão na terceira idade. Na prática, o trabalho funciona assim: todas as unidades de saúde do Município são responsáveis por identificar, avaliar, estratificar e montar um plano de cuidado para cada idoso atendido. Na UBSF Morada Nova, 823 idosos são acompanhados.

“Chamamos os idosos do bairro que ainda não tinham passado pela classificação de risco para virem até a unidade. Aqui eles tiveram a pressão aferida, passaram pela coleta dos dados antopométricos (que são peso, altura, medida da panturrilha, avaliação da marcha) e receberam consulta médica”, explicou uma das enfermeiras coordenadora de equipe da unidade, Rita de Cássia de Almeida.

Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

 Felisbina Maria Borges, de 72 anos, foi uma das pacientes atendidas. “Agora a gente vai ter esse livrinho, onde vão marcar tudo pra gente”, contou, mostrando a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. “A gente não vai mais precisar ficar preocupada, porque não tem que guardar tudo na cabeça. Aqui vão anotar o que é que a gente tem, remédio que toma. Achei muito bom, importante”, relatou.

A aposentada Euripa Rodrigues Ribeiro, 67, também aprovou a atividade. “Aferiram minha pressão, tiraram as medidas, né, e eu passei por consulta médica. Recebi esse livrinho e sei que vem coisa boa pra gente aí”, disse.

Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também