Robôs, água e tecnologia. Este foi o cenário criado na apresentação dos trabalhos da feira de robótica organizada pelos alunos do colégio Copacabana nesta quinta-feira (26) na sede do Dmae. Os trabalhos, que tratam sobre alternativas sustentáveis para a utilização dos recursos hídricos e coleta de resíduos, foram apresentados ao público externo e também aos engenheiros, técnicos e monitores do Programa Escola Água Cidadã (Peac) da autarquia.
A feira contou ao todo com oito grupos. As maquetes apresentadas mostravam mecanismos e aparelhos de reuso da água para diversas finalidades, como industrial e domiciliar. Para economizar água em casa, por exemplo, o grupo do Mateus Garcia, de nove anos, elaborou um aplicativo que avisa o morador o quanto de água foi consumido em sua casa durante o dia. “A parte mais legal, além de pintar a maquete, foi fazer o aplicativo. Nosso objetivo é economizar água e tornar o mundo melhor para se viver”, acrescenta o estudante.
Além disso, o objetivo da feira é cooperar no desenvolvimento das equipes para o Torneio Brasil Robótica, que acontecerá em dezembro deste ano em São Paulo. Segundo o Dmae, a feira mostra como a educação ambiental impacta alunos e escolas e transformam os pontos de vista sobre uso da tecnologia a favor da sustentabilidade.