Notícias

Uberlândia sediará Fórum Nacional e Mostra de Inovações Tecnológicas

Cidade será oficializada como unidade de Referência Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
27 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Arena Sabiazinho recebe, a partir das 8h desta segunda-feira, o Fórum Nacional a Mostra de Inovações Tecnológicas Assistivas para Esportes e Saúde. A iniciativa marcará a celebração de um acordo de cooperação entre o Centro de Inovações Tecnológicas em Esportes Paralímpicos (Cintesp-UFU); o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; a Prefeitura de Uberlândia (por meio da Futel); a Universidade Federal de Uberlândia e o Comitê Paralímpico Brasileiro, marcando a formalização do Cintesp como uma unidade de Referência Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

O evento também busca conscientizar a sociedade das barreiras que ainda precisam ser enfrentadas para a inclusão social das pessoas com deficiência, seja no ambiente profissional ou nos momentos de lazer e esportivos. Visa, ainda, apresentar 36 protótipos de tecnologias que podem auxiliar no desenvolvimento motor dessas pessoas. Os equipamentos foram desenvolvidos por pós-graduados, mestres, doutores e professores do curso de engenharia mecânica da UFU.

prefeito Odelmo Leão mostrou sua satisfação de apoiar mais uma ação em prol das pessoas com deficiência. “Estamos disponibilizando, na Arena Sabiazinho, um espaço para que os pesquisadores possam desenvolver suas atividades tecnológicas e guardar os protótipos. São equipamentos que serão de grande importância para a população com deficiência, independentemente de serem atletas ou não. Reafirmo meu compromisso de ser parceiro do paradesporto uberlandense”, ressaltou.

A iniciativa é gratuita, com vagas limitadas. Os interessados devem fazer sua inscrição neste link.

 Homenagens

Como o tema do Fórum está relacionado ao “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência” (comemorado no dia 21 deste mês) e o “Dia Nacional do Atleta Paralímpico” (celebrado no dia 22), será realizada uma homenagem ao presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado de Oliveira, além dos  paratletas e treinadores da cidade de Uberlândia, recentemente medalhistas dos jogos Parapan-Americanos de Lima/2019.

O evento também terá a presença de representantes de associações  e entidades  voltadas  ao  esporte  paralímpico  e  às  pessoas  com  deficiência,  além  de coordenadores/pesquisadores de áreas relacionadas com tecnologias assistivas.

Fique ligado!
O quê: Fórum Nacional a Mostra de Inovações Tecnológicas Assistivas para Esportes e Saúde
Quando: 30 de setembro
Horário: 8h
Onde: Arena Sabiazinho
Inscrições: Gratuitas pelo link
Vagas: Limitadas

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load