Notícias

Prefeitura capacita servidores responsáveis pela merenda escolar

Até o final do ano, cerca de 300 Auxiliares de Serviços Administrativos participarão do curso; inscrições estão abertas
30 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Manter a excelência na merenda ofertada nas escolas municipais depende diretamente do trabalho executado pelos servidores nas cantinas. Por isso, pensando em aprimorar ainda mais a alimentação das crianças, a Secretaria Municipal de Educação irá realizar a segunda edição de 2019 do Curso de Manipuladores de Alimentos.A iniciativa é conduzida pelo Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae).

Com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (4), podem participar Auxiliares de Serviços Administrativos (ASAs) de escolas municipais e Organizações de Sociedade Civil (OSC). Ao todo, serão disponibilizadas 140 vagas, indicadas pelas instituições de ensino.

A secretária à frente da pasta, Tania Toledo, reforça que os grandes beneficiários da iniciativa são os mais de 70 mil alunos da rede. “Trata-se da valorização da qualidade da merenda escolar, pensando, principalmente, na alimentação saudável e na saúde das crianças. Por determinação do prefeito Odelmo Leão, temos a prioridade de garantir o melhor alimento possível às crianças”, disse.

Durante a primeira edição em 2019, que ocorreu entre maio e julho desde ano, participaram 140 servidores. Até o final do ano, aproximadamente 300 profissionais aprimorarão seus conhecimentos.

Vagas e inscrições

As inscrições para o curso ficam abertas até 4 de outubro e devem ser feitas neste link. Cada escola municipal e Organização de Sociedade Civil (OSC) deve indicar um profissional para participar. Das 140 vagas, 70 são para o período da manhã e 70 à tarde. O curso tem carga horária de 40 horas e acontecerá todas as quintas-feiras até 11 de julho.

As aulas teóricas e práticas estão previstas para começar a partir de 10 de outubro no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). O conteúdo está de acordo com a resolução 216, publicada em setembro de 2004, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os encontros serão divididos em oito módulos, que abordarão noções de microbiologia, doenças e perigos de origem alimentar, boas práticas de manipulação, conservação dos alimentos e procedimentos operacionais (POPs), além de assuntos pertinentes a respeito de alimentação e nutrição.

A abertura ocorre no dia 10, às 18h no CEMEPE com o tema “Ovos Caipira”. “Temos a intenção de incrementar a merenda no próximo ano com a oferta desses produtos para as crianças. A intenção é levar uma alimentação cada vez mais saudável a elas, então já iremos preparar nossos servidores sobre a importância e modos de preparar desse alimento”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), Tânia Martinelli, da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Participe!

O quê: Curso de Manipuladores de Alimentos
Período de inscrição
: Até esta quarta-feira (4)

Onde: https://forms.gle/7Sa5wNXbW54AXTdWA

Vagas: 140

Público: ASAs efetivas e contratadas das Escolas Municipais de Uberlândia e das OSCs

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também