Notícias

Basalto é aposta do Triângulo Mineiro para revolucionar economia no campo

Uberlândia sedia seminário nacional sobre o tema na próxima sexta-feira (4); inscrições são gratuitas e estão abertas
2 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma fonte de recurso abundante e pouco difundida, mas com potencial de revolucionar a produção agrícola e o patamar logístico de todo o Brasil Central nos próximos anos. Assim pode ser definido o basalto– rocha vulcânica capaz de substituir adubos químicos no processo produtivo e cujas vantagens começam a alcançar a agricultura extensiva. No Triângulo Mineiro, Uberlândia sedia na próxima sexta-feira (4) o 1º Seminário de Remineralizadores de Solo da região. O encontro, gratuito e de abrangência nacional, será realizado pela Prefeitura junto à empresa Campo para popularizar os benefícios da técnica. (Inscrições disponíveis aqui)

Segunda maior cidade de Minas Gerais, Uberlândia está localizada no Brasil Central, beneficiada pelo entroncamento de importantes rodovias- BRs 050, 365 e 452- e atendida por uma malha ferroviária que possibilita a interligação entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. O município tem ligação direta com os cinco dos maiores polos econômicos brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília), possui o único entreposto mineiro da Zona Franca de Manaus, sedia o Porto Seco do Cerrado- que interliga aos portos de Vitória (ES) e Santos (SP)- e tem o maior aeroporto operado pela infraero no estado- por onde passam tanto passageiros quanto cargas.

Revolução agrícola

O engenheiro agrônomo Marcos de Matos Ramos, que atua há mais de 20 anos na empresa Campo, nos segmentos de transferência de tecnologia e elaboração de projetos, explica que as propriedades encontradas em rochas como o basalto favorecem uma nova fase para os produtores, que já vem sendo chamada por alguns setores como a “4ª Revolução Agrícola”.

“Para se ter uma ideia, 70% do insumo do adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) consumido no Brasil é importado. O basalto tem um potencial de remineralização do solo maior do que esse adubo (fornecendo não só NPK, mas outros nutrientes importantes para o solo) e existe em abundância. Uberlândia é favorecida não apenas por ter essa formação rochosa como característica, mas também pela malha ferroviária”, explica Ramos.

Seminário

Devido à importância dos remineralizadores de solo e o potencial do Triângulo Mineiro nesse segmento, especialistas e produtores rurais se reúne em Uberlândia nesta sexta-feira. O encontro acontece a partir das 8h no Center Convention com apoio de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), VLI, Héstia Consultoria, B&P e Gaas.

O 1º Seminário de Remineralizadores de Solo do Triângulo Mineiro ainda tratará de outras tecnologias que contribuem para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola, tais como bioinsumos, biodefensivos agrícolas e a reservação de água nas propriedades. As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet. Há 300 vagas abertas.

Confira a programação:

8h – Recepção e Credenciamento
8h30 – Abertura e Composição da mesa
Membros: Alysson Paolinelli, Emiliano Botelho
9h às 9h45 – Palestra Remineralizadores de Solos
Palestrante: Sebastião Pedro da Silva Neto, engenheiro agrônomo com doutorado em biotecnologia vegetal, chefe e pesquisador da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa
9h45 às 10h30 – Palestras Instrução Normativa Remineralizadores de Solos / Bioinsumos: ações para ampliação do setor no Brasil
Palestrantes: Hidrealdo Coelho e Mariane Carvalho Vidal, do Mapa
10h30 às 10h45 – CoffeeBreak
10h45 às 11h30 – Legislação Ambiental para o Desenvolvimento Agrícola
Palestrante: Ana Valentini – Secretária de Agricultura de Minas Gerais
11h30 às 12h – Palestra Gestão de Bacias Hidrográficas e Reservação de Água
Palestrante: Alécio Maróstica (pela Associação de Irrigantes do Estado de Goiás, a Irrigo)
12h às 13h50–Almoço livre
14h às 15h – Palestra Experiência do Agricultor – Resultados obtidos e perspectivas
Palestrantes – Flávio Faedo e Rogério Vian
15h às 15h30 – Palestra Aproveitamento de Subprodutos da Indústria de Mineração e Siderurgia: oportunidades e perspectivas
Palestrante: Geraldo Jânio – Centro de Tecnologia Agrícola (Paracatu-MG)
15h30 às 16h – Palestra A Logística da VLI em prol do Agronegócio de Minas Gerais e Região
Palestrante: Eduardo Calleia Junger
16h às 16h15 – Coffee Break
16h15 às 17h30 – Rodada Técnica, com perguntas e discussão geral
17h30 às 18h – Ações futuras e síntese final
18h – Encerramento

Prestigie!

O quê: Seminário de Remineralizadores de Solos do Triângulo Mineiro
Quando: 4 de outubro, a partir das 8h
Onde: Center Convention, na Avenida João Naves de Ávila, nº 1.331, piso C, bairro Tibery, Uberlândia
Inscriçõeshttps://www.sympla.com.br/i-seminario-de-remineralizadores-de-solos–do-triangulo-mineiro__643899

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também