Como identificar se os jovens estão fazendo uso de álcool ou drogas? Para reconhecer os primeiros sinais, profissionais das secretarias de Saúde e de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil participaram do seminário “7 Dicas de como prevenir álcool e drogas na adolescência” realizado nesta quarta-feira (2), no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo.
Organizado pelo Grupo de Apoio às Diversidades e à Integração Social (Gadis), o evento foi voltado para pais e professores. “Estar atento aos sinais de que o adolescente está fazendo uso dessas substâncias é primordial para dar o acompanhamento necessário. Por isso, elaboramos o seminário que pode ajudar famílias e professores na avaliação dos jovens”, justificou a presidente do Gadis, Alexia Dias dos Santos.
Para a coordenadora da Saúde Mental, Waleska Rodrigues, a discussão ajuda no fortalecimento da família e do acesso às informações. “Realizar uma prevenção primária, que é o primeiro contato com as drogas é o primeiro passo dos familiares em relação aos jovens. Com o seminário abordamos os primeiros sinais, como lidar com as situações e onde procurar ajuda na rede pública.”
Dentre os tópicos do seminário estão: pais como exemplo, estar sempre presente, incentivo as atividades de lazer e o diálogo aberto na família. Temas relevantes e que contribuem na consolidação da importância da relação familiar com o adolescente, de acordo com Maurício Andrade, diretor de prevenção e reinserção social. “Entendemos que a família cria uma rede de proteção ao adolescente em relação ao uso de drogas. Criar essas possibilidades de conversa com os pais e professores nos ajuda a potencializar o trabalho preventivo”, finalizou.