Notícias

Desde março, Prefeitura executou 100 km de recapeamento em vias

Serviço passou pelas regiões norte e leste da cidade; obras fazem parte do Programa Uberlândia Integrada II
4 de outubro de 2019

Basta uma rápida volta pelas ruas da cidade para perceber uma diferença nítida na qualidade do pavimento. É que nos últimos meses, a Prefeitura de Uberlândia executou o serviço de recapeamento em 100 km de vias em vários bairros. As intervenções fazem parte do Uberlândia Integrada II, programa retomado em 2018 e que consiste no maior pacote de obras de infraestrutura e mobilidade do município.

O Secretário Municipal de Obras, Norberto Nunes, reforça o compromisso da administração municipal com o transporte e a segurança da população. “Está sendo executado o maior recapeamento da história de Uberlândia. Começamos essa ação em 2017, quando recuperamos quase 50 km, e chegaremos a mais de 300 km”, explicou.

Desde março, Prefeitura executou 100 km de recapeamento em vias 1
Avenida Comendador Alexandrino Garcia – Cleiton Borges | Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Nesta primeira etapa das obras, os trabalhos foram feitos nas regiões leste e norte da cidade. O serviço teve início em março deste ano pelo bairro Ipanema e também passou pelo Nossa Senhora das Graças, Residencial Gramado, Santa Rosa, Liberdade, Pacaembu, Jardim Brasília, Distrito Industrial, Tibery, Custódio Pereira, Maravilha, Presidente Roosevelt, Martins, Osvaldo Rezende, Aclimação e Morumbi.

O técnico de informática, Jean Mota, mora no Custódio há mais de uma década e aprovou o trabalho executado na rua Ceará. “Ficou excelente porque a rua estava com muitas trepidações. É algo que vai ser muito benéfico e dará mais conforto para a gente andar e se locomover”, contou.

Desde março, Prefeitura executou 100 km de recapeamento em vias 2
Rua Ceará – Araípedes Luz | Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O Uberlândia Integrada II prevê ainda o recapeamento de outros 130 km de vias nas regiões sul e oeste. Para recuperar o pavimento, estão sendo utilizadas duas técnicas. A primeira delas é a de Concreto Betuminoso Usinado à Quente, conhecido como CBUQ, utilizada em pavimentos que estão muito desgastados e nas pistas de rolamento. O outro procedimento é o microrrevestimento asfáltico, utilizado pela primeira vez pelo Município e aplicado nas vias que estão em início de desgaste e nas pistas de estacionamento.

Além de considerar o estado de desgaste das ruas e avenidas, a administração municipal priorizou as vias que são rotas do transporte público. O recapeamento está sendo executado pelas empresas BT Construção e Dreste, vencedoras da licitação. O contrato prevê também a sinalização horizontal das vias.

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011, o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua primeira etapa, como o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo, inaugurados recentemente. Na etapa II do programa, lançada em 2018, a iniciativa prevê 20 intervenções viárias, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras e travessias.

Veja Também