Em uma mistura de requinte com a simplicidade da fazenda mineira, teve início nesta sexta-feira (4) o Festival Minas a Queijo e Viola. Realizado pelo Sindicato Rural de Uberlândia, o evento tem apoio da Prefeitura de Uberlândia e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro em quatro pilares: turismo rural, gastronomia, agroindústria e agroecologia. O maior objetivo, segundo a secretária Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkíria Naves, é gerar oportunidade para os cadastrados no Novo Agro.
“A ideia é integrar produtores e consumidores, mostrando e valorizando o que temos de melhor, que é a nossa gastronomia local, a culinária mineira, inclusive com a presença de restaurantes da zona rural. É, também, uma oportunidade de negócios, onde estreitamos a distância entre o consumidor e o fornecedor”, colocou.

Maria Cândida, da Associação Campo Brasil, estava lançando suas quitandas no evento e compartilhou a alegria de ter superado os obstáculos até chegar neste momento. “Desde 2008 temos lutado para conseguir construir isso. A Prefeitura de Uberlândia tem ajudado bastante, nos orientado e fazendo isso ser possível. Agora que temos o alvará da vigilância sanitária, isso nos abre outras portas que vão nos ajudar bastante financeiramente”, comentou.
O evento também conta com Festival Gastronômico com Chefes da Brasa e com os queijos de cada região produtora no estado, cervejarias artesanais, Orquestra de Viola, aperitivos e pratos comercializados pelos chefes e produtores do município.
Com o Novo Agro, os hortifrúti de Flaviana Dias tiveram valor agregado. “Primeiro é mostrar que tem produtor rural e os produtos da gente. O Novo Agro vem com várias cadeias e o meu no caso é o hortifrúti. Então eu preparo a carne na chapa com o tomate, alface, a mandioca da minha propriedade. E tem melhorado muito, é uma oportunidade que a Prefeitura tem nos dado, é muito bom, com certeza, para todos os produtores que estão aqui”, colocou.
12º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal
Durante o festival, a Emater promoverá o 12º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. A ação acontecerá nesta sábado (5), com julgamentos a partir das 13h. Também contará com a participação de representantes das sete regiões produtoras do queijo minas artesanal (Triângulo Mineiro, Araxá, Cerrado, Serro, Canastra, Campo das Vertentes e Serra do Salitre). Os cinco produtores vencedores na 3ª edição do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Triângulo Mineiro irão concorrer.

“Temos concretizado uma série de ações em benefício do pequeno produtor. A agroindústria é um dos nossos pilares do Novo Agro, com atenção especial ao nosso queijo regional. Temos buscado formas de agregar ainda mais valor a essa iguaria cultural tão preciosa”, concluiu Walkiria Naves.
Confira a programação:
Dia 05/10 (sábado): abertura às 10h; violada com a orquestra itinerante durante todo o dia; às 13h, início do julgamento do 12° Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal; às 19h, show com Arthur Paulo e Nathan; às 20h30, grupo de Catira Tablado Mineiro; às 21h30, José Mauro e Polyana
Dia 06/10 (domingo): abertura às 10h; violada com a orquestra itinerante durante todo o dia; às 18h30, show com Tarcísio Manuvei; 20h, show de encerramento com a orquestra Minas a Queijo e Viola