Notícias

Minas a Queijo e Viola tem início com a valorização de produtores locais

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro
5 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Em uma mistura de requinte com a simplicidade da fazenda mineira, teve início nesta sexta-feira (4) o Festival Minas a Queijo e Viola. Realizado pelo Sindicato Rural de Uberlândia, o evento tem apoio da Prefeitura de Uberlândia e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro em quatro pilares: turismo rural, gastronomia, agroindústria e agroecologia. O maior objetivo, segundo a secretária Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkíria Naves, é gerar oportunidade para os cadastrados no Novo Agro.

“A ideia é integrar produtores e consumidores, mostrando e valorizando o que temos de melhor, que é a nossa gastronomia local, a culinária mineira, inclusive com a presença de restaurantes da zona rural. É, também, uma oportunidade de negócios, onde estreitamos a distância entre o consumidor e o fornecedor”, colocou.

Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Maria Cândida, da Associação Campo Brasil, estava lançando suas quitandas no evento e compartilhou a alegria de ter superado os obstáculos até chegar neste momento. “Desde 2008 temos lutado para conseguir construir isso. A Prefeitura de Uberlândia tem ajudado bastante, nos orientado e fazendo isso ser possível. Agora que temos o alvará da vigilância sanitária, isso nos abre outras portas que vão nos ajudar bastante financeiramente”, comentou.

O evento também conta com Festival Gastronômico com Chefes da Brasa e com os queijos de cada região produtora no estado, cervejarias artesanais, Orquestra de Viola, aperitivos e pratos comercializados pelos chefes e produtores do município.

Com o Novo Agro, os hortifrúti de Flaviana Dias tiveram valor agregado.  “Primeiro é mostrar que tem produtor rural e os produtos da gente. O Novo Agro vem com várias cadeias e o meu no caso é o hortifrúti. Então eu preparo a carne na chapa com o tomate, alface, a mandioca da minha propriedade. E tem melhorado muito, é uma oportunidade que a Prefeitura tem nos dado, é muito bom, com certeza, para todos os produtores que estão aqui”, colocou.

12º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal

Durante o festival, a Emater promoverá o 12º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. A ação acontecerá nesta sábado (5), com julgamentos a partir das 13h. Também contará com a participação de representantes das sete regiões produtoras do queijo minas artesanal (Triângulo Mineiro, Araxá, Cerrado, Serro, Canastra, Campo das Vertentes e Serra do Salitre). Os cinco produtores vencedores na 3ª edição do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Triângulo Mineiro irão concorrer.

Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

“Por determinação do prefeito Odelmo Leão, temos concretizado uma série de ações em benefício do pequeno produtor. A agroindústria é um dos nossos pilares do Novo Agro, com atenção especial ao nosso queijo regional. Temos buscado formas de agregar ainda mais valor a essa iguaria cultural tão preciosa”, concluiu Walkiria Naves.

Confira a programação:

Dia 05/10 (sábado): abertura às 10h; violada com a orquestra itinerante durante todo o dia; às 13h, início do julgamento do 12° Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal; às 19h, show com Arthur Paulo e Nathan; às 20h30, grupo de Catira Tablado Mineiro; às 21h30, José Mauro e Polyana

Dia 06/10 (domingo): abertura às 10h; violada com a orquestra itinerante durante todo o dia; às 18h30, show com Tarcísio Manuvei; 20h, show de encerramento com a orquestra Minas a Queijo e Viola

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load