Notícias

Queijos artesanais de minas são premiados em evento apoiado pela Prefeitura de Uberlândia

Décimo segundo concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal aconteceu durante o segundo dia do Festival Minas a Queijo e Viola
5 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Um casamento perfeito de dois patrimônios culturais imateriais do Brasil só tinha como dar certo. O Festival Minas a Queijo e Viola, realizado pelo Sindicato Rural de Uberlândia com apoio da Prefeitura de Uberlândia e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG),  em seu segundo dia recebeu um grande público com o destaque para o 12º Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal.

“É a primeira vez que conseguimos trazer um evento dessa proporção para Uberlândia e isso nos orgulha muito, pois valoriza o queijo minas artesanal da região do Triângulo Mineiro. Acredito que experiências como esta, trocas com produtores de todo o estado só venham a agregar valor e conhecimento ao produto local”, comentou a Secretária Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkiria Naves.

Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Para o presidente do Sindicato Rural, Gustavo Galassi, o evento pioneiro na cidade foi um sucesso. “É com muita alegria que trazemos esse evento pela primeira vez. O queijo vem numa ascensão muito positiva. A nossa região tem sido premiada em locais fora do Brasil, então vamos valorizar. A gente está até surpreso pelo resultado, pelo que o publico abraçou. O evento ficou muito a nossa cara, com simplicidade, rústico e com o melhor da culinária mineira”, relatou.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro em quatro pilares: turismo rural, gastronomia, agroindústria e agroecologia. O maior objetivo é gerar oportunidade para os cadastrados no Novo Agro.

“A ideia é integrar produtores e consumidores, mostrando e valorizando o que temos de melhor, que é a nossa gastronomia local, a culinária mineira, inclusive com a presença de restaurantes da zona rural. É, também, uma oportunidade de negócios, onde estreitamos a distância entre o consumidor e o fornecedor”, colocou Walkiria.

O evento segue até este domingo (6) e também conta com Festival Gastronômico com Chefes da Brasa e com os queijos de cada região produtora no estado, cervejarias artesanais, Orquestra de Viola, aperitivos e pratos comercializados pelos chefes e produtores do município cadastrados junto ao Novo Agro.

Para a baiana Denise da Silva dos Santos Oliveira, que está há oito meses em Uberlândia, participar do Novo Agro traz boas oportunidades. “Foi bom ter entrado no novo Agro, porque a gente consegue expandir o nosso produto que é o acarajé para o paladar mineiro. Já é a terceira vez que a gente participa de um evento como este e estamos só há 8 meses em Uberlândia, então isso é muito bom. Os mineiros estão descobrindo o sabor do acarajé e gostando”, destacou.

Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

12º Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal

Para este ano, a organização optou por algumas mudanças. Foram premiados os cinco melhores queijos escolhidos pelos jurados e o melhor queijo selecionado por um júri popular. Com grande responsabilidade, a psicóloga Denise da Silva dos Santos aproveitou que estava a passeio no evento para participar do júri popular. “Sempre frequento festivais gastronômicos e o que me chamou a atenção foi a viola, que eu sou apaixonada, e a variedade da gastronomia, principalmente dos queijos. Aproveitei e estou votando no quejo que mais gostei”, contou.

Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O vencedor dessa categoria, novidade no concurso, foi Reginaldo Miranda de Souza. Morador da cidade Medeiros, seu queijo é da Região da Cadastra. “Ser escolhido pelo público é motivo de muito alegria, porque a voz do povo é a voz de Deus. Eu achei muito bom, mas não existe queijo melhor do que o outro aqui no concurso. São todos vencedores e todos os produtores estão de parabéns pela qualidade dos produtos”, disse.

Confira os premiados

1º colocado: Antônio Onofre Passos, do município de Ibiá (Região de Araxá)

2º colocado: Elias Pontes de Almeida, do município Cruzeiro da Fortaleza (Região do Cerrado Mineiro)

3º colocado: Geraldo Moreira da Silva, do município Serra do Salitre (Região Serra do Salitre)

4º colocado: João José de Melo, do município Serra do Salitre (Região Serra do Salitre)

5º colocado: Endo Boaventura Júnior, do Município de Carmo do Paranaíba (Região do Cerrado Mineiro)

Vencedor do júri popular: Reginaldo Miranda de Souza, do município de Medeiros (Região da Canastra)

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Destaques

All articles loaded
No more articles to load

Veja Também