Um momento de manifestação da fé e um espetáculo quando se fala em tradição. Esta é a Festa do Congado, que teve início no dia 4 de outubro em Uberlândia. Até sábado (12), durante todas as noites, os fiéis devotos a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e entusiastas estão participando das novenas na Igreja Nossa senhora do Rosário, acompanhada de ternos de Congada que levam seus pontos todas as noites para o coração de Uberlândia.
Com 143 anos de uma rica história marcante na vida de milhares de pessoas na cidade, a festa é mais velha que a própria Uberlândia, que completou em agosto 131 anos. O ápice da festa é neste domingo (13) seguido do fechamento na segunda (14). No domingo, às 8h da manhã, tem início o cortejo dos 24 ternos de Congado, que vem da Avenida Floriano Peixoto até a Praça do Rosário e a festa segue até 23h. Segunda é o dia da despedida, com a descida dos mastros e a presença de todos os ternos a partir das 18h.
“Uma festa de fé, uma festa de tradição dos congadeiros, da cultura negra, da cidade de Uberlândia. Desde 1842 essa festa era celebrada aqui e a Igreja do Rosário marca o ponto de resistência do povo negro de Uberlândia, por isso a praça do rosário foi tombada pela prefeitura como local do congado na cidade de Uberlândia”, contou Denilson Nascimento, diretor administrativo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
A celebração é tão significativa para a história e evolução da cidade ao longo dos anos que foi registrada como Patrimônio Imaterial Municipal em 2008. A festa possui, mais uma vez, apoio da Prefeitura de Uberlândia na estrutura, iluminação, som, limpeza do local, ambulância, equipe médica, interdição de trânsito, entre outras. A expectativa é de reunir mais de 25 mil pessoas por dia no Centro da cidade.
“A celebração foi declarada como um Patrimônio Imaterial por entendermos que temos que tratá-la como uma grande preciosidade”, disse a Secretária Municipal de Cultura, Mônica Debs.
Não perca!
Novenas com terço: todos os dias, até 12 de outubro, às 19h
Festa: 13 e 14 de outubro, das 8h às 23h