Notícias

Ápice da Festa do Congado acontece neste domingo (13) com apoio da Prefeitura

Festividade religiosa foi tombada como Patrimônio imaterial de Uberlândia em 2008
11 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Um momento de manifestação da fé e um espetáculo quando se fala em tradição. Esta é a Festa do Congado, que teve início no dia 4 de outubro em Uberlândia. Até sábado (12), durante todas as noites, os fiéis devotos a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e entusiastas estão participando das novenas na Igreja Nossa senhora do Rosário, acompanhada de ternos de Congada que levam seus pontos todas as noites para o coração de Uberlândia.

Com 143 anos de uma rica história marcante na vida de milhares de pessoas na cidade, a festa é mais velha que a própria Uberlândia, que completou em agosto 131 anos. O ápice da festa é neste domingo (13) seguido do fechamento na segunda (14). No domingo, às 8h da manhã, tem início o cortejo dos 24 ternos de Congado, que vem da Avenida Floriano Peixoto até a Praça do Rosário e a festa segue até 23h. Segunda é o dia da despedida, com a descida dos mastros e a presença de todos os ternos a partir das 18h.

“Uma festa de fé, uma festa de tradição dos congadeiros, da cultura negra, da cidade de Uberlândia. Desde 1842 essa festa era celebrada aqui e a Igreja do Rosário marca o ponto de resistência do povo negro de Uberlândia, por isso a praça do rosário foi tombada pela prefeitura como local do congado na cidade de Uberlândia”, contou Denilson Nascimento, diretor administrativo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.       

A celebração é tão significativa para a história e evolução da cidade ao longo dos anos que foi registrada como Patrimônio Imaterial Municipal em 2008. A festa possui, mais uma vez, apoio da Prefeitura de Uberlândia na estrutura, iluminação, som, limpeza do local, ambulância, equipe médica, interdição de trânsito, entre outras. A expectativa é de reunir mais de 25 mil pessoas por dia no Centro da cidade.

“A celebração foi declarada como um Patrimônio Imaterial por entendermos que temos que tratá-la como uma grande preciosidade”, disse a Secretária Municipal de Cultura, Mônica Debs.

Não perca!

Novenas com terço: todos os dias, até 12 de outubro, às 19h
Festa: 13 e 14 de outubro, das 8h às 23h

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load