Notícias

Encerramento da Festa do Congado leva milhares de pessoas à praça do Rosário

Festa é a mais tradicional de Uberlândia com mais de 140 anos de existência
14 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A descida dos mastros com a presença de todos os 24 ternos marcou o encerramento da Festa do Congado, na noite desta segunda-feira (14), na praça do Rosário, que fica no Centro de Uberlândia. A mais antiga celebração da cidade tem 143 anos de existência, anterior até mesmo à emancipação do arraial que depois se tornou a segunda maior cidade de Minas Gerais

Após as novenas no início de outubro e o ápice da festa com cortejo dos ternos até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, hoje foi o dia de despedir da celebração de 2019. Durante toda a celebração, a irmandade estima uma movimentação aproximada de 40 mil pessoas, considerando todas as regiões da cidade.


“Cada terno passa aqui e canta em louvor a Nossa Senhora e São Benedito. Agradecemos aos capitães através do padre que vai benzer os bastões para que ano que vem possamos voltar ainda mais fortalecidos com o apoio do Município em parceria com a irmandade”, disse o comandante-geral da festa, Jeremias Brasileiro.

A Congada é uma grande manifestação de fé em homenagem à santa que dá nome ao templo e à São Benedito. A Festa do Congado, tombada desde 2008 como patrimônio imaterial de Uberlândia, tem apoio da Prefeitura de Uberlândia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load