Notícias

Escola de Governo promove Seminário de Obras Públicas

Objetivo é capacitar servidores do município ligados ao setor de obras públicas e serviços de engenharia
15 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Para promover a capacitação sobre contratação de obras públicas e serviços de engenharia, a Escola de Governo da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica realiza nesta semana o Seminário de Obras Públicas e Serviços de Engenharia. O evento acontece na quinta (17) e sexta-feira (18), das 8h às 17h, no auditório do Centro Administrativo Municipal.

Os palestrantes vão abordar os principais pontos do planejamento, da orçamentação, dos procedimentos de licitação, da contratação e do recebimento da obra e dos serviços de engenharia. Também apresentará os vícios mais comuns e suas repercussões e responsabilizações.

O público-alvo deste seminário é composto por servidores responsáveis pelo planejamento, licitação, contratação, e recebimento de obras e serviços de engenharia, bem como procuradores e assessores jurídicos, membros de comissões de licitação, pregoeiros e equipes de apoio relacionados com o processo de contratação de obras e serviços de engenharia no setor público da administração direta e indireta do município.

Confira a programação:

17/10 – Quinta

7h30 – Credenciamento

Das 08h às 12h e das 13h às 17h – Palestrante Cláudio Sarian Altounian
Engenheiro e Advogado. Dirigente do TCU, tendo atuado como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob. Ocupou ainda a titularidade da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7ª Secretaria de Controle Externo e da Assessoria Parlamentar do TCU. Autor dos livros: OBRAS PÚBLICAS: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO (Editora Fórum, 2016, 5ª edição) e O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA (Editora Fórum, 2014, 2ª edição); e GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL (Editora Fórum, 2015, 2ª edição). Professor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente.

Tema da Palestra: Elaboração de Edital, Termo de Referência e Projeto Básico

18/10 – Sexta

Das 08h às 12h e das 13h às 17h – PalestranteAndré Kuhn
Profissional certificado por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo IBEC/ICEC – International Cost Engineering Council. Mestre em Engenharia Civil na Universidade Federal Fluminense (UFF); Graduado em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (IME); Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Engenheiro do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro até 2013; Consultor do Instituto Protege; Palestrante em cursos e seminários sobre Licitações e Contratos de Obras Públicas; Professor no curso de MBA Executiva e em Gestão e Políticas Públicas (Ibmec); autor do livro: “Qualidade e Licitação de Obras Públicas: Uma Análise Crítica” Editora Appris; Foi Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal de 2014 a 2019; Atualmente é Diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e Presidente do Conselho de Administração da VALEC.

Tema da palestra: Prática de Análise de Pleitos Contratuais – Estudos de Caso e Elaboração de Orçamento de Obras Públicas: Passo a Passo de Acordo com a  Jurisprudência.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load