Notícias

Projeto Auto Stop oferece conhecimento em automecânica

Evento teve início hoje (15) com palestra sobre juntas homocinéticas
15 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A constante busca por parcerias efetivas feita pela Prefeitura de Uberlândia reflete mais uma vez em benefícios para a população. Exemplo disso é a edição do projeto Auto Stop 2019, realizado durante esta semana pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação em conjunto com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Uberlândia (Sindmetal).

Até sábado (19), os participantes vivenciarão palestras, blitzes automotivas e aulas práticas voltadas para a área de automecânica. A primeira palestra aconteceu hoje (15) à noite e abordou o tema “juntas homocinéticas”.

“São palestras importantes para levarmos novas tecnologias para o nosso público dos cursos profissionalizantes e levar maior facilidade de formação profissional para eles”, relatou Cleberson Pereira, coordenador do núcleo de formação profissional em processos da Secretaria.

O mecânico automotivo Wemmerson Junior de Sousa Silva começou a trabalhar com carros na parte elétrica de veículos com 10 anos e teve novas oportunidades de trabalho após realizar o curso na área de mecânica automotiva no Centro de Referência Profissionalizante Planalto. Com o Auto Stop, ele tem novas expectativas.

“Por meio do curso eu acho que a gente é mais bem-visto no mercado. Às vezes não somos tão reconhecidos nas oficinas pequenas e acabamos tendo mais oportunidade depois do curso, como aconteceu comigo que trabalhava em uma oficina de bairro e hoje estou em uma grande empresa. Coma as palestras, eu quero poder conhecer mais. Como não sei tanto sobre a parte de mecânica, quero saber mais para poder falar com o cliente, dialogar e explicar melhor”, contou.

Ao todo serão cinco dias em que os participantes terão acesso ao aprendizado de temas como juntas homocinéticas, sistemas de correias e tensores, borrachas e suspensão, além de amortecedores. As palestras serão realizadas todas as noites até sexta-feira (18), sempre das 19h às 22h, no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.

“Esse sempre foi um dos focos da gestão do prefeito Odelmo Leão: buscar parcerias para poder oferecer capacitação e formação profissional ao cidadão. Essa é mais uma oportunidade para os alunos se aperfeiçoarem e ingressarem no mercado de trabalho com um diferencial”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques.


Blitz Automotiva

Além da teoria, os participantes da Auto Stop 2019 participarão ainda de uma parte prática. Trata-se da blitz automotiva que será realizada nos dias 18 e 19 de outubro, na travessa da avenida João Pessoa com a rua México (Praça Sérgio Pacheco). A atividade consistirá na realização de inspeção de itens de segurança básica nos veículos dos condutores interessados que passarem pelo local.

Realizada em parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Sindmetal, a programação ainda conta com o envolvimento das empresas Axios, Fremax, Nakata, Velox Pneus, Sampel, Gates, Senai, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Confira a programação:

Palestras
16/10 (quarta-feira)

Tema: Sistema de correias e tensores
Palestrante: Gates
Horário: 19h às 22h
Local: Anfiteatro Cícero Diniz – Prefeitura de Uberlândia

17/10 (quinta-feira)

Tema: Borrachas e suspensão
Palestrante: Sampel
Horário: 19h às 22h
Local: Anfiteatro Cícero Diniz – Prefeitura de Uberlândia

23/11 (sexta-feira)

Tema: Amortecedores

Palestrante: Nakata
Horário: 19h às 22h
Local: Anfiteatro Cícero Diniz – Prefeitura de Uberlândia

Blitzes automotivas:
Dia 18: das 8h às 17h
Dia 19: das 8h às 12h
Local:Travessa da avenida João Pessoa com a rua México (Praça Sérgio Pacheco)

Itens que serão checados nas blitze:
Iluminação direcional (setas)
Iluminação de freios, faroletes e faróis
Buzina e limpador de parabrisas
Frenagem
Altura da banda de rolagem dos pneus
Inspeção dos fluídos (óleo: motor, freios, entre outros)
Inspeção visual das correias auxiliares do motor
Estado do pneu de estepe, macaco e triângulo

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também