O Projeto Auto Stop 2019, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Uberlândia (Sindmetal) chegou à última palestra na última sexta-feira (18), no Centro Administrativo Municipal.
Ao longo da semana, tanto alunos dos cursos profissionalizantes ofertados pelo município quanto a população em geral puderam participar das atividades. Foram palestras, blitze automotivas e aulas práticas voltadas para a área de automecânica sobre os seguintes temas: juntas homocinéticas, sistemas de correias e tensores, amortecedores, borrachas e suspensão.
De acordo com o assistente técnico e palestrante Eduardo Lett, a evolução no segmento automotivo é muito rápida. Portanto, é fundamental os fabricantes passarem esse conhecimento aos profissionais e pessoas que querem ingressar no mercado de mecânica automotiva.
“É preciso aprender e repassar. A gente tem essa preocupação e quem vai continuar nesse mercado precisa estar dentro da sala de aula, reciclar, ter mais fabricantes e outros segmentos. Por exemplo, em 1989, quando começou a injeção, ninguém botava fé e hoje virou o que virou. E hoje o assunto é carro híbrido, carro elétrico. Então, quem está na área, como nós, tem de estar sempre se atualizando”, destacou Lett
O projeto contou ainda com o envolvimento das empresas Axios, Fremax, Nakata, Velox Pneus, Sampel, Gates, Senai, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.