O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está realizando uma reforma no prédio da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Bom Jardim. Alguns pontos da estrutura da ETA apresentam sinais de desgaste devido ao tempo de construção, já que a última reforma ocorreu há cinco anos. A obra teve início neste mês, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2020.
A Estação de Tratamento de Água do Sistema Bom Jardim foi a 2ª estação construída em Uberlândia, em 1982, captando água do ribeirão Bom Jardim – afluente do rio Uberabinha. Essa mesma unidade passou por ampliação em 2012, com a construção de mais um reservatório de água e aumento da capacidade de tratamento. Atualmente, o Sistema Bom Jardim fornece 1,6 mil litros de água por segundo e atende as zonas sul, leste, oeste e o setor central.
Reservatórios
Os dois reservatórios de água desta unidade também passaram por manutenção corretiva recentemente. Com capacidade para 10 mil metros cúbicos cada, a ação de impermeabilização e recuperação do concreto armado visa estender a vida útil da estrutura dos equipamentos. Nos filtros da ETA Bom Jardim, foi feita uma recuperação com graute (um tipo de argamassa com consistência fluida), retirando a camada degradada. O maciço de concreto foi tratado, incluindo a ferragem, que recebeu proteção anticorrosiva. Outros reservatórios também passam pela mesma impermeabilização.