Notícias

Galeria de Arte do Mercado Municipal recebe exposição de arte híbrida

Vernissage acontece nessa quarta-feira (23) a partir das 20h com o choque de culturas durante a colonização europeia como tema
23 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Como espaço de divulgação da produção cultural em Uberlândia, a galeria de arte do Mercado Municipal recebe outra grande exposição nesta terça-feira (23). Trazendo as obras de Cleo Ferreira, a abertura começa às 20h de hoje (23) e é denominada “Operação Brasil e o Milagre da Cor”.

“Será uma série de pinturas e híbridos mesclando pintura e colagem, que tratam do choque de culturas na invasão do território brasileiro durante a colonização européia”, disse o artista.  

Ao todo serão 21 trabalhos que se dividem em duas partes: Na primeira, que mescla colagem e pintura, o artista se apropria de elementos-chave da cultura brasileira, apostando no contraste da organização desses elementos na composição, fazendo referência à colonização material do europeu sobre o indígena. A segunda parte, somente pintura, trata da colonização espiritual que também foi exercida sobre esses povos.

Além do choque de elementos-chave da cultura, o artista recorre ao uso de cores fortes e vibrantes, tentando demonstrar o contraste entre costumes religiosos, colocando os alúcinógenos, utilizados pelos pajés em seus rituais, como porta de passagem para o mundo espiritual, o mesmo mundo a que se referem os santos católicos.

Sobre o artista

Cleo Ferreira é natural da cidade de São Bernardo do Campo – SP, e desde muito cedo tem um relacionamento muito intenso com a arte. Ingressa no curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Uberlândia em 2015. Desde então faz parte da cena artística da cidade com seus trabalhos de pintura, desenho e quadrinhos, além de um trabalho com música autoral que desenvolve com um grupo chamado Cinema Invisível, fundado em 2018.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Destaques

All articles loaded
No more articles to load

Veja Também