Notícias

Jovens vencedores do Concurso Literário da Prefeitura são premiados

Onze estudantes receberam homenagem na Biblioteca Municipal, que completa 79 anos nesta quinta-feira (24)
24 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O aniversário de 79 anos da Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck, celebrado nesta quinta-feira (24), foi comemorado em grande estilo. É que, na tarde de hoje, os 11 jovens vencedores do Concurso Literário Infantojuvenil foram premiados.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, foi realizada pela primeira vez. “O concurso veio para trazer uma inspiração a crianças e jovens com o objetivo de estimular a descoberta de novos universos. O gosto pelos livros e pela leitura contribui para desenvolver as potencialidades e estimular a curiosidade”, destacou Mônica Debs, secretária municipal à frente da pasta.

Com o tema “Livro, um mundo de possibilidades”, os jovens puderem escrever produções em dois gêneros: prosa/conto e poesia/poema. As inscrições foram feitas entre julho e agosto deste ano em duas categorias. A primeira voltada para crianças de 8 a 11 anos e a segunda para jovens entre 12 e 16 anos.

Todos os textos foram avaliados por uma comissão especializada, que levou em conta critérios como originalidade, criatividade, coerência, coesão, inovação, correção linguística e fidelidade ao tema. O Davi Gabriel Faria é aluno do 5º ano da Escola Municipal Amanda Carneiro Teixeira, no bairro Brasil, e faturou o 3º lugar na categoria poema. “Meu texto falava de um mundo sem os livros e eu fiquei com um frio na barriga na hora de receber o prêmio. A leitura é um portal para nossa imaginação, e através dela a gente pode viver muitas coisas”, contou feliz. Os vencedores receberam troféus, medalhas, kit de livros e certificados.

“Participar de todo o processo foi muito prazeroso. Recebemos cerca de 200 textos de escolas públicas, privadas, ONGs e ver o envolvimento de crianças e jovens com a leitura e a escrita é gratificante. Eles estão empenhados, gostam de escrever e a gente tem que promover isso” explicou Silvia Gratão, coordenadora de atividades culturais da Biblioteca.

Comemoração

Para celebrar os 79 anos, desde a última segunda-feira (21) uma série de eventos aconteceram na Biblioteca. O espaço promoveu inúmeros contações de histórias, bate-papo e até a Campanha Perdão do Livro, que desconsiderou a multa de todas as pessoas que tinham empréstimos de livros em atraso. Na próxima quarta-feira (29), programação da Semana do Livro e de aniversário serão encerradas com um tributo ao livro e à leitura, às 15h.

Confira os premiados

Categoria 1 – Crianças de 8 a 11 anos

Poesia/Poema

1º colocado: Isabelle Marie Santos Grande

2º colocado: Davi Rodrigues Custódio

3º colocado: Davi Gabriel Rosa

Prosa/Conto

1º colocado: Benjamin Vida

2º colocado: João Pedro Silva Castro

3º colocado: Fernanda Barbosa

Categoria 2 – Jovens entre 12 e 16 anos

Poesia/Poema

1º colocado: Sarah Cristina Candida Lopes

2º colocado: Luis Fernando de Jesus Silva

3º colocado: Renan Souza Silva

Prosa/Conto

1º colocado: Rita de Cássia Oliveira Dias

2º colocado: Julia Victória Alves

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também