Sempre preocupada com a preservação do meio ambiente e com o descarte correto dos resíduos, a Prefeitura de Uberlândia ampliou o serviço de quatro Ecopontos da cidade. Os equipamentos dos bairros São Jorge, Santa Rosa, Daniel Fonseca e Canaã recebem desde a última semana resíduos de gesso. Nestes quatro pontos foram colocadas caçambas para o descarte separado de pequenos geradores desse material.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos decidiu oferecer mais esse serviço a partir de pedidos da comunidade.
Descarte de gesso
Esse novo serviço oferecido pelo município é necessário uma vez que o gesso é um material de difícil destinação e reciclagem, e que, quando descartado, não pode ser misturado a outros resíduos, visto que tem o potencial de contaminá-los. Quando entra em contato com a umidade, o gesso pode produzir o gás sulfídrico, extremamente tóxico e inflamável. O descarte inadequado do resíduo de gesso pode contaminar e ser prejudicial ao meio ambiente.
Ecopontos
Os Ecopontos recebem apenas entregas voluntárias de pessoas físicas. São recebidos descartes de construção civil, resíduos volumosos, podas de árvores e materiais recicláveis. Agora, o gesso também passa a ser recebido em quatro pontos.
Atualmente, 13 Ecopontos funcionam em localidades estratégicas para atender toda a população de Uberlândia. Os moradores podem procurar os locais de descarte, levando o próprio lixo ou contratando pequenas carretas. Na entrada dos espaços, a carga é conferida e o cidadão é orientado onde descarregar os resíduos. É necessário, ainda, informar a origem do material.
Com funcionamento todos os dias, sempre das 7h às 19h, os Ecopontos estão situados nos bairros: Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi, São Lucas, Tocantins, Cruzeiro do Sul, Segismundo Pereira, Mansour e Canaã.
Ampliação de serviço: quatro Ecopontos passam a receber gesso (São Jorge, Santa Rosa, Daniel Fonseca e Canaã)