Notícias

Edição especial da Feira Agroecológica é realizada no Parque do Sabiá

Com oferta de receitas e orientações nutricionais, atividade aconteceu nesta terça-feira (29)
29 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Feira Agroecológica, realizada semanalmente no Parque do Sabiá, teve uma edição especial nesta terça-feira (29). Além da oferta de mais de 60 opções de produtos orgânicos e naturais, quem passou pelo Quiosque Multiuso também teve acesso a receitas à base de alguns dos produtos comercializados e orientações nutricionais.

A atividade extra resultou de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos junto ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), à 9ª Delegacia do Conselho Regional de Nutrição e ao curso de Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “A gente entende que a gastronomia é uma maneira de valorizar e enriquecer a feira”, disse o assessor de segurança nutricional da secretaria, André França, sobre a o objetivo da iniciativa.

A professora Fernanda Raghiante, que integra o projeto Sabores e Saberes do IFTM, explica que a ideia foi aproveitar o espaço da Feira Agroecológica para disseminar conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável. “Esse projeto leva educação em saúde para a população e a feira tem tudo a ver com os assuntos que a gente aborda. Aqui nós falamos sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), como a ora pronobis, doenças que podem ser transmitidas por alimentos e alimentos funcionais”, explicou.

Diante de tanta variedade e informações importantes para a saúde, incluindo a degustação de uma refrescante salada com manga, a aposentada Silene Teles aprovou a iniciativa. Foi a primeira vez que ela e o marido estiveram na Feira Agroecológica. “Nossa, gostei. Tem muita coisa boa aqui”, comentou.

Saúde e sustentabilidade

A Feira Agroecológica do Parque do Sabiá é promovida pela Prefeitura de Uberlândia junto a produtores locais com o objetivo de divulgar e incentivar o consumo de produtos agroecológicos dos produtores do município, além de garantir de acesso das pessoas à alimentação saudável. O evento, que acontece todas as terças-feiras das 17h às 21h, integra o Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro- que desde 2017 estimula a economia rural em seis pilares principais: agroecologia, agroindústria de pequeno porte, avicultura caipira, piscicultura, turismo rural e gastronomia.

Tamira Ribeiro da Silva produz frutas, verduras, legumes e ervas medicinais e expõe na feira. “Com o Novo Agro, surgiu uma nova oportunidade para a agricultura orgânica e a agricultura familiar. No Parque do Sabiá, a gente consegue atender grande parte dos clientes”, contou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load