Notícias

Público lota o Teatro Municipal para abertura do 27º Festival de Dança do Triângulo

Apresentação da companhia curitibana Balé Teatro Guaíra com espetáculo “Carmen” marcou início de um dos maiores eventos do setor no País
29 de outubro de 2019

O movimento tomou conta do Teatro Municipal na noite desta terça-feira (29). Isso porque o local marcou a abertura oficial do 27º Festival de Dança do Triângulo, realizado pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Para abrir o evento com grande estilo, a companhia curitibana Balé Teatro Guaíra apresentou  espetáculo “Carmen”. Na solenidade, a secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira.

Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

“Só tenho que agradecer e parabenizar a todos os envolvidos nesse festival, que deixará as próximas noites da cidade ainda mais lindas.”, afirmou.

A 27ª edição do festival seguirá até o dia 3 de novembro com espetáculos, oficinas de dança com companhias de renome nacional, mostras profissionais competitivas, mostras amadoras e mostras infantis. A programação, toda gratuita, vem para reforçar o apoio que município da à cultura. “O evento, que já é reconhecido como um dos principais do Brasil no segmento da dança, marca mais uma vez o nome de Uberlândia no incentivo à diversidade de estilos e ritmos, sejam profissionais ou amadores”, ressaltou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.

Espetáculo “Carmen”

Convidada especialmente pela Secretaria Municipal de Cultura para a abertura do evento, a companhia curitibana Balé Teatro Guaíra apresentou o espetáculo “Carmem”.  Segundo o diretor da companhia, Pedro Pires, é um momento especial vir a Uberlândia pela primeira vez, justamente para abrir o festival. “Trouxemos uma das tragédias mais conhecidas mundialmente que é “Carmen”. Um espetáculo cheio de movimentos e a altura de um festival como esse”, explicou.

Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Presente na plateia, a professora Leia Barbosa de Araújo parabenizou a realização do festival e o espetáculo apresentado nesta noite. “Foi envolvente, cheio de cores e emocionante. Eu, como cidadã, ressalto e parabenizo a promoção de um evento como esse, gratuito e muito bem feito”, elogiou.

Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Encerramento

O encerramento do 27º Festival de Dança do Triângulo está marcado para as 19h30 de domingo com o espetáculo “Atemporal”, da companhia convidada Raça Cia de Dança de São Paulo. A crítica de dança Amanda Queirós Gondim Bezerra, jornalista especializada em dança e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, estará acompanhando todas as apresentações, emitindo pareceres que serão publicados no portal da Prefeitura.

Confira a programação completa do 27º Festival de Dança do Triângulo

Quarta-feira, 30 de outubro

19h30 – Mostra de Espetáculo com: Paraopeba Cia de Dança. Espetáculo: Tchibum.

20h30 – Apresentações das coreografias da Mostra Amadora

Quinta-feira, 31 de outubro

10h – Oficina de dança contemporânea com a Paraopeba Cia de Dança de Sete Lagoas

19h30 – Mostra de Espetáculo com Cia Bittencourt de Dança. Espetáculo: Empodere as mulheres.

20h30 – Apresentação das coreografias da Mostra Amadora

Sexta-feira, 1º de novembro

10h – Oficina de Jazz Dance com a Cia Bittencourt de Uberlândia

19h30 – Mostra de Espetáculo com Crütz Cia de Dança. Espetáculo: Geleia geral

20h30 – Apresentação das coreografias da Mostra Amadora

Sábado, 2 de novembro

10h – Oficina de dança com a Crütz Cia de Dança do Rio de Janeiro

16h – Apresentação das coreografias da Mostra Infantil

18h30 – Intervenção no Foyer

19h: Apresentação das coreografias da Mostra Profissional Competitiva

Domingo, 3 de novembro

10h – Oficina: curso de Jazz Dance com Jhean Alex, coreógrafo da Raça Cia de Dança de São Paulo

16h – Palco Livre

18h30 – Apresentação das coreografias da Mostra Amadora

19h30 – Cerimônia de Encerramento

20h – Companhia convidada de encerramento: Raça Cia de Dança de São Paulo. Espetáculo: Atemporal.

* Para a abertura e o encerramento do 27º Festival de Dança do Triângulo haverá distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo na bilheteria do Teatro Municipal.

Veja Também