Para celebrar os 37 anos do Parque do Sabiá, nesta quinta-feira (7), a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) destaca as obras de melhoria e revitalização deste espaço, que recebe uma média diária de 10 mil visitantes. Com uma área de 1.850.000 m², que abrange um bosque de 350.000 m² de área verde, além de uma completa estrutura para prática de esporte, lazer e qualidade de vida, o parque recebeu vários benefícios durante este ano.
Por isso, para comemorar os 37 anos do Parque do Sabiá, a Futel promoverá dois grandes eventos esportivos neste fim de semana. No sábado (9) e domingo (10) acontecerá na Arena Park, a 2ª Copa Futel de Vôlei de Praia, com participação de duplas masculinas e femininas. No domingo (10), a partir das 8h, cerca de 600 pessoas vão participar do ‘Desafio do Parque’, corrida de 7 km e caminhada de 3 km.
A revitalização
Entre os serviços estão a total revitalização da piscina, com instalação de nova iluminação de led, construção de dois banheiros, dois vestiários e serviço de jardinagem. Próximo à piscina, foi construído ainda um novo palco, medindo 35 m², garantindo assim mais conforto para professores e praticantes de Mix Dance.
A entrada do Parque do Sabiá, no bairro Santa Mônica, também ganhou uma bela portaria de 84 m², com revestimento em porcelanato na cor mogno, piso também em porcelanato, duas catracas de entrada e duas de saída, portões de acesso para pessoas com necessidades especiais, guarita com banheiro, portão de serviço para veículos e iluminação interna e externa de led. A obra foi realizada através de parceria público-privada.
Na extensão de 5 km da pista de caminhada/corrida, foram reformados quatro banheiros e dois vestiários. Os sete campos gramados receberam ampla manutenção, com instalação de novas telas nos alambrados e pintura dos postes. “Estamos fazendo uma reforma total em dois banheiros localizados perto do escritório do parque, no bairro Tibery e em outros quatro no Mundo da Criança. Estamos fazendo uma reforma geral nos alambrados que cercam toda extensão do parque”, disse Edson Zanatta, diretor geral da Futel, que Já planeja o futuro: “Temos muito serviço pela frente. Para oferecer mais conforto e tranquilidade aos pais e seus bebês, vamos construir no próximo ano, um fraldário no Mundo da Criança, e vamos buscar outras melhorias. O que fizemos este ano trouxe vários benefícios para a população e melhorou a estrutura deste espaço, que está entre os preferidos do povo de Uberlândia, completa Zanatta.
Espaço para a população
O Parque do Sabiá nasceu do sonho do ex-prefeito Virgílio Galassi e seus amigos Paulo Ferolla (também ex-prefeito) e Cícero Diniz (ex-conselheiro da Futel), que imaginavam um espaço, onde a população tivesse acesso gratuito a atividades de lazer, esporte e qualidade de vida. A construção foi iniciada em 1977, à beira de uma das cinco nascentes existentes no local, sendo que 70% da vegetação existente foi formada a partir do plantio de mudas de árvores do cerrado, em pequenos cestos de bambu.
“O Parque do Sabiá funcionava somente aos sábados, domingos e feriados durante o dia. Naquela época era comum as pessoas pescarem na lagoa e reunir amigos ou familiares para um churrasco no interior da mata. A entrada era permitida somente mediante apresentação da carteira de trabalho”, relembra o gerente do parque, João Inácio da Fonseca, conhecido como João Leite, servidor da Futel há mais de 40 anos.
A formação do parque
Para receber a população, foi feito um grande lago artificial, que recebeu na época, inúmeras espécies de peixes comuns nos rios da região. Para a prática esportiva, foram construídos um campo gramado com medidas oficiais e um grande vestiário. Já para o lazer dos visitantes, o parque recebeu uma piscina de 50 metros e outra de 25 metros, espaços para realização de piqueniques e ainda o zoológico, que possui atualmente cerca 50 espécies e 200 animais.
O horto municipal, que tem hoje, 35 espécies nativas e 95 mil mudas de árvores nativas e ornamentais, também foi construído dentro do parque, mas é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.
O aquário municipal, com suas variadas espécies de peixes também está localizado dentro do Parque do Sabiá e foi inaugurado durante a gestão do ex-prefeito Paulo Ferolla. O local recebe mais de 8 mil pessoas por mês, desde o início dos anos 2000, é também administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.
Vocação para atividades esportivas
A vocação do Parque do Sabiá para práticas de atividades físicas veio anos mais tarde com a construção de outros três campos gramados, cinco quadras, além da pista de caminhada/corrida com 5 mil metros, que no início recebeu uma fina camada de asfalto. E posteriormente, a pista foi novamente pavimentada e recebeu iluminação em toda a sua extensão.
“Além disso, temos academias ao ar livre, estações para alongamento, barras, quadras de areia e outros locais para prática de exercícios. O Parque do Sabiá recebe uma média diária de 10 mil pessoas e é considerado um dos principais cartões postais da cidade”, conclui Edson Zanatta.