Mais de 150 crianças da Escola Municipal Mário Alves Araújo Silva, no bairro Luizote de Freitas, participaram das atividades da Caravana de Prevenção às Drogas e do Programa Saúde Escolar nesta quinta-feira (7). As ações foram possíveis graças a uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil.
Ao lado da quadra, utilizando apenas uma parede e tintas spray, uma atividade envolvendo o grafite foi apresentada aos alunos de uma turma, que tiveram a oportunidade de participar da produção artística. Outra dinâmica que também despertou interesse foi a aula de dança, que utilizou passos de hip hop e outros gêneros musicais para informar as crianças sobre os perigos dos entorpecentes.
“Todas as atividades foram interessantes e despertaram o interesse das cinco turmas que participaram. É a primeira vez que estamos recebendo estes trabalhos e nosso desejo é que voltem outras vezes”, disse a diretora da escola, Silésia Magalhães.
Programa Saúde Escolar
O Saúde Escolar realiza ações preventivas nas escolas municipais durante todo o ano, promovendo a saúde e identificando sinais que demandam avaliações e acompanhamentos por profissionais da atenção primária. O trabalho é desenvolvido por equipes multidisciplinares da Secretaria de Saúde compostas por um total de 50 agentes de saúde escolar.
Segundo a coordenadora do Saúde Escolar, Andréa Corrêa, o programa trabalha com 12 temas, sendo um deles o de prevenção às drogas. “Queremos promover articulações entre as secretarias quando os assuntos se identificarem, como o da prevenção”, destacou.
Caravana de Prevenção às Drogas

A Caravana é desenvolvida pela Secretaria de Prevenção às Drogas e promove a prática de hábitos saudáveis, visando a qualidade de vida e as perspectivas de futuro. O programa é itinerante e as atividades têm a proposta de envolver a comunidade escolar com atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas culturais, teatros e bate-papos interativos e leves. Desta forma, potencializam-se os fatores de proteção e busca-se minimizar os fatores de risco ao uso/abuso de entorpecentes. Tudo isto aliado a reflexões sobre projetos de vida e combates à vulnerabilidade dos estudantes.
De acordo com o coordenador da Secretaria de Prevenção, Cleiton Rocha dos Santos (Kakko), unir trabalhos de secretarias diferentes, porém com o mesmo foco. “Este tipo de união é muito favorável para todos. É um trabalho em equipe com diversos aspectos positivos”, disse ao destacar a parceria entre as três secretarias municipais envolvidas.
Caravana atende diversos locais
A Caravana de Prevenção às Drogas é um projeto que visita gratuitamente escolas públicas e particulares de Uberlândia. As atividades podem ser solicitadas pelo telefone 3239.2736 ou pelo e-mail diretoriadeprevencaoasdrogras@uberlandia.mg.gov.br.