Notícias

Escola no Luizote de Freitas recebe programas sobre saúde e prevenção às drogas

Estudantes participaram de atividades lúdicas e de conscientização sobre os malefícios dos entorpecentes
7 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais de 150 crianças da Escola Municipal Mário Alves Araújo Silva, no bairro Luizote de Freitas, participaram das atividades da Caravana de Prevenção às Drogas e do Programa Saúde Escolar nesta quinta-feira (7). As ações foram possíveis graças a uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil.

Ao lado da quadra, utilizando apenas uma parede e tintas spray, uma atividade envolvendo o grafite foi apresentada aos alunos de uma turma, que tiveram a oportunidade de participar da produção artística. Outra dinâmica que também despertou interesse foi a aula de dança, que utilizou passos de hip hop e outros gêneros musicais para informar as crianças sobre os perigos dos entorpecentes.

“Todas as atividades foram interessantes e despertaram o interesse das cinco turmas que participaram. É a primeira vez que estamos recebendo estes trabalhos e nosso desejo é que voltem outras vezes”, disse a diretora da escola, Silésia Magalhães.

Programa Saúde Escolar

O Saúde Escolar realiza ações preventivas nas escolas municipais durante todo o ano, promovendo a saúde e identificando sinais que demandam avaliações e acompanhamentos por profissionais da atenção primária. O trabalho é desenvolvido por equipes multidisciplinares da Secretaria de Saúde compostas por um total de 50 agentes de saúde escolar.

Segundo a coordenadora do Saúde Escolar, Andréa Corrêa, o programa trabalha com 12 temas, sendo um deles o de prevenção às drogas. “Queremos promover articulações entre as secretarias quando os assuntos se identificarem, como o da prevenção”, destacou.

Caravana de Prevenção às Drogas

Foto: Marco Crepaldi – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A Caravana é desenvolvida pela Secretaria de Prevenção às Drogas e promove a prática de hábitos saudáveis, visando a qualidade de vida e as perspectivas de futuro. O programa é itinerante e as atividades têm a proposta de envolver a comunidade escolar com atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas culturais, teatros e bate-papos interativos e leves. Desta forma, potencializam-se os fatores de proteção e busca-se minimizar os fatores de risco ao uso/abuso de entorpecentes. Tudo isto aliado a reflexões sobre projetos de vida e combates à vulnerabilidade dos estudantes.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Prevenção, Cleiton Rocha dos Santos (Kakko), unir trabalhos de secretarias diferentes, porém com o mesmo foco, é uma das propostas do prefeito Odelmo Leão. “Este tipo de união é muito favorável para todos. É um trabalho em equipe com diversos aspectos positivos”, disse ao destacar a parceria entre as três secretarias municipais envolvidas.

Caravana atende diversos locais

A Caravana de Prevenção às Drogas é um projeto que visita gratuitamente escolas públicas e particulares de Uberlândia. As atividades podem ser solicitadas pelo telefone 3239.2736 ou pelo e-mail diretoriadeprevencaoasdrogras@uberlandia.mg.gov.br.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load