Notícias

Dmae firma parceria para preservar nascentes do Uberabinha e Bom Jardim

Programa Buriti e Abha Gestão de Águas firmaram acordo para plantio de mudas e execução de cerca linear para proteção das APPs
8 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Começou nesta semana uma ação do Programa Buriti em nove propriedades rurais dos municípios de Uberlândia e Uberaba, por meio de uma parceria entre o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) com a Associação da Bacia Hidrográfica do Araguari  (Abha Gestão de Águas). A iniciativa consiste no plantio e manutenção de 18 mil mudas e na execução de 8,6 mil metros de cerca linear em Áreas de Preservação Permanente (APP) de propriedades que possuem nascentes do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim.  O investimento de R$ 400 mil será custeado pela associação.

Foto: Comunicação Dmae

O gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, destacou que as ações são de fundamental importância para o meio ambiente. “Estas melhorias, somadas as atividades que o Programa Buriti já realiza em Uberlândia, vão garantir a qualidade e a quantidade de água que abastece Uberlândia”, informou.

O Dmae identificou as propriedades e as necessidades de cada área e elaborou as ações a serem desenvolvidas, como o plantio e a execução de cercas lineares. A autarquia também vai fazer o acompanhamento e a fiscalização do projeto aprovado. “Vale lembrar que no projeto está incluído a mão de obra e todos os insumos necessários para execução do plantio e construção das cercas”, disse Celismar.  

O gerente ambiental explica, ainda, que o motivo de o projeto atender seis propriedades do município vizinho se deve ao fato de 40% do ribeirão Bom Jardim e do rio Uberabinha estarem dentro do município de Uberaba. “O córrego Beija Flor, por exemplo, que é o principal afluente do rio Uberabinha, tem sua maior extensão em Uberaba”, concluiu.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também