Começou nesta semana uma ação do Programa Buriti em nove propriedades rurais dos municípios de Uberlândia e Uberaba, por meio de uma parceria entre o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) com a Associação da Bacia Hidrográfica do Araguari (Abha Gestão de Águas). A iniciativa consiste no plantio e manutenção de 18 mil mudas e na execução de 8,6 mil metros de cerca linear em Áreas de Preservação Permanente (APP) de propriedades que possuem nascentes do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. O investimento de R$ 400 mil será custeado pela associação.
Foto: Comunicação Dmae
O gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, destacou que as ações são de fundamental importância para o meio ambiente. “Estas melhorias, somadas as atividades que o Programa Buriti já realiza em Uberlândia, vão garantir a qualidade e a quantidade de água que abastece Uberlândia”, informou.
O Dmae identificou as propriedades e as necessidades de cada área e elaborou as ações a serem desenvolvidas, como o plantio e a execução de cercas lineares. A autarquia também vai fazer o acompanhamento e a fiscalização do projeto aprovado. “Vale lembrar que no projeto está incluído a mão de obra e todos os insumos necessários para execução do plantio e construção das cercas”, disse Celismar.
O gerente ambiental explica, ainda, que o motivo de o projeto atender seis propriedades do município vizinho se deve ao fato de 40% do ribeirão Bom Jardim e do rio Uberabinha estarem dentro do município de Uberaba. “O córrego Beija Flor, por exemplo, que é o principal afluente do rio Uberabinha, tem sua maior extensão em Uberaba”, concluiu.