Notícias

Prefeitura lança maratona de programação gratuita

‘Hackathon Smart UDI’ vai começar no dia 29 de novembro; saiba como participar ou apoiar o evento
8 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

A Prefeitura de Uberlândia deu início aos preparativos para a realização de uma grande maratona de programação. Batizado de “Hackathon Smart UDI”, o evento está previsto para acontecer nos dias 29 e 30 de novembro, 1º e 4 de dezembro. A proposta é estimular os participantes a desenvolver soluções tecnológicas aplicadas ao poder público. O regulamento foi publicado no Diário Oficial do Município (confira aqui). Há ainda um chamamento público para empresas e instituições que quiserem apoiar a iniciativa (confira).

“O Hackathon vem somar às políticas implementadas pela gestão Odelmo Leão de incentivo ao empreendedorismo. Nesse caso, o nosso olhar se volta para o setor de tecnologia da informação e para o grande potencial de inovação de Uberlândia. A maratona em si não tem fins lucrativos, mas queremos que ela incentive o desenvolvimento de respostas criativas para as necessidades do município e seja um meio de difusão do tema no meio empresarial”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), Raphael Leles, cuja pasta está à frente da organização.

Como vai ser

O “Hackathon Smart UDI” propõe a formação de equipes pelos participantes, inscritos individualmente, e um desafio: por meio do uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial, deve-se desenvolver um protótipo voltado para a leitura de imagens de câmera de monitoramento. Os participantes terão mentorias e passarão por avaliações durante o evento. A equipe vencedora vai receber um prêmio no valor de R$ 8 mil.

A maratona será realizada na sede da Associação Mineira de Produção de Algodão (Amipa), localizada no Alto Umuarama. A abertura será no dia 29 de novembro e a apresentação da equipe vencedora está prevista para o dia 4 de dezembro. Cada equipe poderá ter até cinco integrantes.

Inscrições

O evento conta com 60 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Os candidatos excedentes formarão um cadastro de reserva para o caso de desistências. As inscrições, que já estão abertas, são feitas de forma individual e podem ser realizadas gratuitamente até 17 de novembro pela internet, na página oficial do evento.

Os participantes devem ter no mínimo 18 anos completos até a data do início da maratona. Os inscritos devem ter conhecimento ou experiência em pelo menos uma das seguintes áreas: programação e desenvolvimento de softwares, design gráfico, gestão de negócios e gestão de equipes. O deferimento das inscrições será publicado no Diário Oficial do Município entre os dias 18 e 20 de novembro de 2019.

Apoio ao evento

Já as empresas ou instituições interessadas em apoiar o “Hackathon Smart UDI” têm até o dia 22 de novembro para entregar as propostas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. O atendimento vai das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira, no 3º andar do Centro Administrativo Municipal, bloco 1, na Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica.

Serão aceitos como apoio serviços, produtos e materiais diversos, inclusive de divulgação, que possam ser úteis na realização da maratona, como, por exemplo, empréstimo de mesas e cadeiras, fornecimento de lanches, banners, camisetas personalizadas e brindes, entre outros. Em contrapartida, o apoiador terá direito a disponibilizar sua marca em local específico no espaço do evento.

Fique ligado!

O quê: “Hackathon Smart UDI”

Quando: dias 29 e 30 de novembro, 1º e 4 de dezembro

Onde: sede da Amipa, na Rua Francisco Cândido Xavier, nº 50, Alto Umuarama

Como posso participar da maratona?

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas individualmente até 17 de novembro no site https://www.sympla.com.br/hackathon-smart-udi__706515

Como posso apoiar o evento?

Sociedades empresariais, empresários individuais, organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino e demais organizações legalmente em funcionamento têm até 22 de novembro para entregar suas propostas junto à Sedeit, no 3º andar, bloco 1, do Centro Administrativo Municipal, na Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica. Confira o chamamento público no Diário Oficial do Município (veja aqui).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load