A população do bairro Residencial Pequis teve acesso especial aos serviços públicos ofertados por diversas secretarias e autarquias, na manhã deste domingo (10), durante mais uma edição do “Uberlândia Viva”. O evento ocorreu em frente à Escola Professora Rosa Maria Melo. A iniciativa da Prefeitura tem percorrido bairros de todas as regiões da cidade, com prestação de serviços, orientações e atividades culturais gratuitas para a população.
“O trabalho em prol de melhorias para a nossa cidade, em todos os setores, é contínuo. Eventos como o Uberlândia Viva celebram esse compromisso de estarmos perto da população, conhecendo as demandas, oferecendo vários serviços e atividades, além de apresentarmos o que fazemos por cada morador de Uberlândia”, destacou Ana Paula.
Na companhia da esposa e três filhos, o operador de telefonia José Dias assistiu à apresentação artística do filho mais velho pelo Naica, aproveitou para pegar uma muda doada pelo Horto Municipal e passar pelos atendimentos em saúde.
“Já estive em várias tendas dessa ação feita pra nós do bairro e achei muito bom. Já teve no Monte Hebron e também participei com meus filhos. São serviços bons e educativos. Eu vejo que a Prefeitura está realmente olhando para nós”, disse.
A avaliação positiva é compartilhada pela cabeleireira Cleusa de Freitas. “É uma iniciativa muito boa e precisamos sempre. Vai nos ajudando e gratificando. São bem-vindas essas iniciativas, e a Prefeitura tem cumprido bem o seu papel”, disse.
Confira os serviços que foram oferecidos durante o do Uberlândia Viva do dia 10 de novembro:
– Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos
Orientação sobre segurança alimentar
Distribuição de banana com mel
Orientação sobre o programa Hortas comunitárias e escolares
Atendimento e orientação sobre o Novo Agro
Aves Caipiras no campo (diferenças entre aves caipiras, semi e de granja)
– Secretaria Municipal de Cultura
Banda Municipal
– Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae)
Programa “Escola Água Cidadão”, com brincadeiras
Quiz Ambiental com perguntas sobre água, poluição e resíduos sólidos
Jogo “É lixo mesmo?”, que ensina sobre a separação correta de materiais recicláveis
Informações sobre o Programa Buriti, que aborda a recuperação e a manutenção de nascentes
Orientações sobre os hidrômetros com mostra de vários tipos e esclarecimento sobre o funcionamento dos aparelhos e quando eles devem ser trocados
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo
Orientação “Seja MEI” e “Abra sua empresa”
Distribuição do Mini Guia Turístico do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberlândia
Exposição de robótica
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação
Oficina de balões
Apresentação Naica Pequis
– Secretaria Municipal de Educação
Exposição de trabalhos da Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes Lemes, Escola Rosa Maria e Escola Margareth Guitarrara
– Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel)
Mix Dance
Exame de biopedância
– Secretaria Municipal de Saúde
Orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Programa Mãe Uberlândia, que acompanha a gravidez de pacientes da rede municipal de saúde
Atendimento especial voltado para a saúde do idoso
Avaliação de acuidade visual e agendamento do mutirão de oftalmologista
Vacinação, com atualização do cartão de vacina
Teste rápido de sífilis
Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS)
Assistente social para planejamento familiar
Consultório de rua, com orientações nutricionais e educador físico guiando caminhada e atividades em aparelhos
Equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também estará presente com orientações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e cuidados com o aparecimento de escorpião, panfletagem e guia de posse responsável de cães e gatos
– Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran)
Cadastro e renovação da credencial de estacionamento do idoso e da pessoa com deficiência
Cartão SIT Fácil, com recarga e confecção do cartão
Presença de fiscais de transporte para esclarecimento de dúvidas sobre linhas, horários e integrações no SIT
Agentes de trânsito farão entrega de material impresso educativo
Campanha “Terminal do Bem” para comportamento seguro nos terminais de integração do SIT, com panfletos educativos
Informações sobre demandas de cadastros de outros tipos de transportes, como táxis e vans
– Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico
Doação de mudas
Educação ambiental
– Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil
Distribuição de material educativo/preventivo
Mesa lúdica
Grafitagem
– Procuradoria Geral do Município
Orientação jurídica em geral, direcionando os atendidos para os órgãos competentes
– Procon
Orientação jurídica, com atendimento e procedimentos relacionados à defesa do consumidor