Faltam menos de 15 dias para o início da maratona de programação “Hackathon Smart UDI” e a Prefeitura de Uberlândia recebe inscrições via internet até o próximo domingo (17). Para participar, é preciso ter no mínimo de 18 anos de idade. A inscrição é gratuita e feita de forma individual na página oficial do evento (acesse aqui). São 60 vagas disponíveis, com formação de lista de reserva. Há ainda um chamamento público para empresas e instituições que quiserem apoiar a iniciativa (confira).
O Hackathon tem como proposta estimular os participantes a desenvolver soluções tecnológicas aplicadas ao poder público (veja o regulamento). Neste caso, o desafio é formar equipes de até cinco pessoas entre os inscritos e, por meio do uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial, desenvolver um protótipo voltado para a leitura de imagens de câmera de monitoramento.
“O Hackathon vem somar às políticas implementadas pela gestão Odelmo Leão de incentivo ao empreendedorismo. Nesse caso, o nosso olhar se volta para o setor de tecnologia da informação e para o grande potencial de inovação de Uberlândia. A maratona em si não tem fins lucrativos, mas queremos que ela incentive o desenvolvimento de respostas criativas para as necessidades do município e seja um meio de difusão do tema no meio empresarial”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), Raphael Leles, cuja pasta está à frente da organização.
Como vai ser
A maratona será realizada na sede da Associação Mineira de Produção de Algodão (Amipa), localizada no Alto Umuarama. A abertura será no dia 29 de novembro e a apresentação da equipe vencedora está prevista para o dia 4 de dezembro. Os participantes terão mentorias e passarão por avaliações durante o evento. A equipe vencedora vai receber um prêmio no valor de R$ 8 mil.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os inscritos devem ter conhecimento ou experiência em pelo menos uma das seguintes áreas: programação e desenvolvimento de softwares, design gráfico, gestão de negócios e gestão de equipes. O deferimento das inscrições será publicado no Diário Oficial do Município entre os dias 18 e 20 de novembro de 2019.
Apoio ao evento
Já as empresas ou instituições interessadas em apoiar o “Hackathon Smart UDI” têm até o dia 22 de novembro para entregar as propostas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. O atendimento vai das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira, no 3º andar do Centro Administrativo Municipal, bloco 1, na Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica.
Serão aceitos como apoio serviços, produtos e materiais diversos, inclusive de divulgação, que possam ser úteis na realização da maratona, como, por exemplo, empréstimo de mesas e cadeiras, fornecimento de lanches, banners, camisetas personalizadas e brindes, entre outros. Em contrapartida, o apoiador terá direito a disponibilizar sua marca em local específico no espaço do evento.
Fique ligado!
O quê: “Hackathon Smart UDI”
Quando: dias 29 e 30 de novembro, 1º e 4 de dezembro
Onde: sede da Amipa, na Rua Francisco Cândido Xavier, nº 50, Alto Umuarama
Como posso participar da maratona?
Inscrições são gratuitas e devem ser feitas individualmente até 17 de novembro no site https://www.sympla.com.br/hackathon-smart-udi__706515
Como posso apoiar o evento?
Sociedades empresariais, empresários individuais, organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino e demais organizações legalmente em funcionamento têm até 22 de novembro para entregar suas propostas junto à Sedeit, no 3º andar, bloco 1, do Centro Administrativo Municipal, na Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica. Confira o chamamento público no Diário Oficial do Município (veja aqui).