Na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Centro Administrativo Municipal, o 1º Simpósio de Gestão Pública do Triângulo e Vale do Paranaíba: Diretrizes para Integridade Pública Municipal. Foram aproximadamente 160 inscritos, dentre eles prefeitos e representantes de cidades como Santa Vitória, Cascalho Rico, Canápolis, Araporã, Água Comprida e Ipiaçu.
O simpósio é uma realização das prefeituras de Uberlândia e Santa Vitória e conta ainda com a parceria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) e da Controladoria Geral da União (CGU).
O evento tem o objetivo de fortalecer a transparência pública e participação social na elaboração de políticas públicas, além de ressaltar a importância do controle interno na eficácia das gestões municipais. Por meio de painéis e palestras, o simpósio busca ainda promover a troca de experiências entre controladorias de diferentes municípios de modo a atualizar informações e possibilitar que os municípios estejam adequados às normas de controle e transparência.
Na primeira apresentação, o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) em Minas Gerais, Breno Barbosa, abordou os desafios para promoção da integridade pública. Na parte da tarde, o especialista em gestão empresarial e ex-subcontrolador da Controladoria Geral de Minas Gerais, Márcio Almeida vai falar sobre o controle interno como instrumento da boa governança. Logo depois, será a vez de Isabella Sander, também integrante da CGU, explanar sobre a ouvidoria como ferramenta para boa gestão pública. Por fim, o auditor federal de finanças e controle da CGU, Vagner Cunha, vai ministrar uma palestra sobre a gestão de riscos em licitações e contratos.
Para o superintendente Breno Barbosa, é muito importante discutir essas pautas na atualidade, pois o país vive momento de mudanças, de novos entendimentos. “Espero que saiamos daqui com a certeza de que o caminho para o aperfeiçoamento da gestão pública é a implementação da integridade e de mecanismos que a gente já tem hoje nas diversas leis vigentes em nosso país”, disse.
O prefeito de Santa Vitória, Salim Curi, destacou que a gestão de um município deve ser feita de forma séria e transparente e o controle interno é uma ferramenta fundamental nesse processo. “Ele nos fornece segurança e orientação nos passos a serem efetuados para cumprimento das legislações e exigências dos órgãos de fiscalização. Vejo que é muito importante para que os gestores terem suas controladorias atuantes para auxiliar no cumprimento das metas, oferecendo a tranquilidade de que a administração vem sendo executada da melhor forma possíel evitando erros, falhas e atos ilícitos. Enfim, colaborando para a transparência”, destacou.